Em 2023, 1.087 novos profissionais e 644 organizações contábeis registraram-se no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). É fundamental destacar que apenas profissionais contábeis com registro ativo e regular em CRC estão autorizados a exercer a profissão, independentemente da modalidade de serviço ou atividade. Nesse contexto, é responsabilidade da Divisão de Registro do CRCPR realizar o registro e o cadastro dos profissionais e organizações contábeis no estado do Paraná, bem como as alterações cadastrais, as baixas de carteiras de identidade profissional e o atendimento geral aos profissionais contábeis paranaenses.

"O Registro é a porta de entrada para novos profissionais e estudantes. Primando pelo atendimento de qualidade e personalizado, tivemos números muito expressivos. Nos últimos dois anos, foram atendidas pessoalmente mais de 5 mil pessoas e 7 mil via CADU (atendente virtual do CRCPR). Já nas Instituições de Ensino Superior, seguimos levando o Programa Contador do Amanhã, com palestras aos alunos que, após as limitações da pandemia, voltaram a acontecer de forma presencial", contou Claudemir Matiusso, vice-presidente dessa Câmara. Ele enfatizou que também foram realizadas ações de cobrança administrativa, entrega de carteiras de identidade profissional, comunicações sobre o Exame de Suficiência e sobre as alterações cadastrais e divulgação dos vídeos do Programa Contabilistas Inspiradores, voltados a estudantes.

Contador do Amanhã

Neste ano, o CRCPR realizou 21 palestras em Instituições de Ensino Superior do Paraná (IEs) no âmbito do Programa Contador do Amanhã, que leva palestras institucionais a estudantes de Ciências Contábeis. Ministradas por conselheiros do CRCPR, as apresentações são elaboradas pensando nos futuros profissionais da área contábil e abordam os aspectos mais importantes da profissão regulamentada e a missão dos conselhos de promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e pela qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade.

"Falar com os estudantes sempre nos renova e nos dá a oportunidade de mostrar como a nossa profissão é estratégica para toda a sociedade", explica o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

O objetivo do Programa, lançado em 2020, é alcançar o maior número possível de estudantes, levando conhecimento efetivo sobre o Sistema CFC/CRCs e a profissão contábil, preparando-os melhor para o ingresso no mercado e mostrando que podem e devem interagir com o CRCPR, que está comprometido com a efetiva transformação da profissão, para que ela continue sendo relevante e estratégica para a sociedade.

Conselheiros do CRCPR estiveram em diversas Instituições de Ensino Superior, durante o ano
As palestras aconteceram no formato presencial ou online

Exame de Suficiência

O Exame de Suficiência faz parte do processo de regulamentação da profissão contábil no Brasil. Em 2023, no Paraná, mais de 6 mil estudantes prestaram o exame.

A realização da prova é uma das ações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovação da capacidade técnica dos profissionais que desejam atuar como contadores. A aprovação no exame é uma etapa importante para o início da carreira dos profissionais da contabilidade. É o passaporte para obter o registro que ajuda a manter a integridade da profissão contábil. Assegura, dessa forma, que os profissionais atendam a padrões éticos e de competência, o que é essencial para a confiabilidade das informações financeiras e a proteção dos interesses públicos.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.