Redesim é lançada em Londrina

Integrando as comemorações dos 80 anos de Londrina, o governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito Alexandre Kireeff assinaram, nessa quarta-feira, 10, termo de adesão do município à implantação do sistema de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. O plano é gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), em parceria com o Sebrae-PR e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

A RedeSim tem a finalidade de integrar, por meio de um software, as ações e informações de órgãos municipais, estaduais e federais, entre os quais a Vigilância Sanitária, a Receita Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Ambiental do Paraná e prefeituras. A expectativa é a redução do tempo médio para abrir, alterar contrato ou fechar uma empresa no estado.

Segundo o governador, a desburocratização na abertura e fechamento de empresas integra ações da Lei das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em outubro de 2013. “É uma facilidade para o empreendedor e um estímulo à formalização de novos negócios”, disse o governador.

Informa o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, que nessa primeira etapa o sistema será instalado em 26 cidades: além de Londrina, Castro, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Araucária, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Maringá, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Ibiporã, Rolândia, Arapongas, Cambé, Apucarana, Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Francisco Beltrão, Pato Branco e Curitiba. A intenção é que até 2016 a Rede esteja funcionando em todos os municípios paranaenses.

Empresa Fácil

A integração do sistema é feita pelo software Empresa Fácil que reúne os procedimentos de formalização de empresas no endereço eletrônico www.empresafacil.pr.gov.br. Como as novas sistemáticas ainda não estão consolidadas, por enquanto ainda serão mantidas as regras atuais; mas, feitos os ajustamentos, todo o processo deverá ser realizado exclusivamente via portal.

Confira o vídeo com o passo a passo simulando a abertura de uma empresa pelo novo sistema: