Treinamento DCTFWEB 12-12 (5).JPG

Valendo 3,5 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no dia 12 de dezembro, a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizaram treinamento sobre Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWEB), o novo recurso da Receita Federal que substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP).

O treinamento foi ministrado por Claudio Maia, auditor fiscal e delegado adjunto da RFB em Minas Gerais

Mais de 200 participantes estiveram presentes no treinamento, que aconteceu no período da tarde, na sede do CRCPR, em Curitiba, ministrado por Claudio Maia, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e delegado adjunto em Sete Lagoas (Minas Gerais). Maia abordou o novo documento fiscal eletrônico, que é uma obrigatoriedade que se soma ao eSocial e à EFD-Reinf, e como a mudança pode impactar os processos e práticas tributárias das empresas. Também falou sobre a estrutura de cálculos das contribuições sociais no eSocial e EFD-Reinf; ocorrências e erros mais comuns ocorridos na primeira fase de implantação; e declaração, pagamento e compensação no DCTFWEB.

Prestigiaram o evento, Marcos Antônio Salustiano da Silva, supervisor do eSocial no Paraná e auditor fiscal da RFB, Emilio Corso, chefe da divisão de Fiscalização da RFB e Francisco Reinhardt, chefe da divisão de Interação com o Cidadão da RFB.

Contribuição solidária

Os participantes realizaram a doação de mais de 200 brinquedos novos que serão destinados pela SICRIDE (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas) e CRCPR ao Natal Solidário de entidades assistenciais.

200 brinquedos foram doados no evento