Receita Federal e CRCPR firmam parceira com entidades para realizar cursos

Cursos e seminários sobre temas atuais como Sped, Simples Nacional, e-Cac e Microempreendedor Individual, entre outros, serão realizados nos próximos meses, nas principais cidades do Paraná. A definição saiu de reunião dia 24 de março, na sede da Receita Federal do Brasil, em Curitiba, tendo participado o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, o superintendente regional da Receita Federal, Luís Bernardi, e representantes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Ordem dos Advogados do Brasil-PR (OAB-PR), Prefeitura Municipal de Curitiba e Sebrae-PR. A iniciativa contará ainda com a participação da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Sescap-PR, apoio dos demais sindicatos de contabilistas do estado e da Fenacon.

Esclarece o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, que o Conselho já tem um programa ? o de Educação Continuada ? que realiza cursos de atualização para a classe contábil. No ano passado, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), por exemplo, foi tema de cursos ministrados em Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Londrina, Umuarama, Maringá e Ponta Grossa. Mas este e vários outros assuntos que fazem parte de um pacote de mudanças que estão causando impacto na contabilidade e nas empresas não se esgotam em um curso rápido. Além disso, é extremamente fecunda a participação de outros segmentos na iniciativa. Ele cita a realização, em outubro do ano passado, de um seminário sobre a legislação de incentivo ao esporte, fruto de parceria entre o CRCPR, Sistema Fiep, Sistema Fecomércio, Associação Comercial do Paraná, Paraná Esportes e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba.

Para o superintendente da Receita Federal, Luís Bernardi, que valorizou muito a participação do CRCPR e demais entidades contábeis no projeto, a parceria é fundamental, pois há questões que são do interesse de contabilistas, empresários e de outros segmentos. É o caso do e-CAC ? Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, disponível no site da Receita www.receita.fazenda.gov.br com uma série de serviços aos contribuintes em geral. O e-Cac, a propósito ? disse ele -,vai inaugurar novos serviços em breve.