Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A partir desta segunda-feira (6), somente humanos e aplicações robotizadas que realizem até 500 requisições por segundo da mesma origem poderão acessar a plataforma em horário comercial

Com informações da Receita Federal



Usuários do e-CAC vinham há semanas relatando à Receita Federal a ocorrência de diversas instabilidades no acesso à plataforma, que vinham causando inúmeros problemas aos contribuintes. A Receita identificou que a origem do problema e verificou que o excesso de acessos simultâneos efetuados por robôs, chegando a picos, em horários comerciais, de milhões de acessos de origens únicas por segundo, era a causa das dificuldades encontradas pelos demais usuários. 

A partir de conversas com representantes da classe contábil, a Receita estabeleceu como estratégia para minimizar o problema o escalonamento do acesso à plataforma e-CAC. Deste modo,  a partir desta segunda-feira (6), durante o período das 8:00 às 18:00, os sistemas da Receita Federal hospedados no e-CAC permitirão apenas o acesso realizado por humanos e por aplicações robotizadas que realizem até 500 requisições por segundo da mesma origem, volume de acesso considerado aceitável pela instituição para a estabilidade do sistema. Após as 18 horas, serão liberados todos os acessos, inclusive os acessos robotizados de grande volume. Segundo informação divulgada pelo órgão, a partir dessa data, as tentativas de acesso que comprometam a performance dos sistemas da Receita Federal durante o horário comercial poderão ser definitivamente bloqueadas. 

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.