PVCC realiza primeira oficina do Programa Jovens Promissores

A comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), coordenada por Francisco Savi, e a assessoria da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), representada por Viviane Junkert dos Santos, realizaram ontem (10), durante a tarde, a primeira oficina do Programa Jovens Promissores, fruto de parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e o TJPR. O projeto é voltado à educação financeira de adolescentes assistidos por casas lares de Curitiba, como as unidades de acolhimento institucional Santa Felicidade, Nova Esperança e Casa do Piá II. O encontro da equipe com os 10 jovens aconteceu na sede do CRCPR. Também compareceu à reunião, dando suporte aos voluntários, o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Junior.

A oficina foi aberta pelo coordenador da comissão, e desenvolvida, inicialmente, pelo conselheiro suplente e voluntário, Luiz Fernando Martins Alves. De forma descontraída, o membro da comissão do PVCC mostrou aos jovens os princípios básicos da educação financeira, alertando-os sobre as armadilhas de propagandas e propostas de aquisições mediante pagamento parcelado. “Não é errado querer comprar algo que temos vontade, mas antes de vocês fazerem isso e agirem no impulso do modismo, perguntem a si mesmos qual a necessidade de fazer um gasto com algo que é tão momentâneo”, aconselhou Luiz Fernando.

Durante o encontro com os jovens, o voluntário fez questão de explicar a eles, em linguagem simples e objetiva, sobre os impostos embutidos no salário que alguns já recebem em função do primeiro emprego. Luiz Fernando também deu dicas sobre a abertura de contas bancárias e cartões de crédito, afirmando que, para os jovens, a poupança ainda é a melhor opção, porque não há incidência de tarifas de manutenção e proporciona algum rendimento. “Pretendemos fazer com que os adolescentes compreendam a necessidade da programação financeira, do controle de gastos, ainda que a renda deles seja bastante simbólica”, concluiu o membro da comissão do PVCC.

Na segunda etapa da oficina, os jovens se dividiram em pequenos grupos e tiveram um bate-papo informal com os voluntários, tiraram dúvidas, expuseram suas preocupações e buscaram aconselhamento, não apenas financeiro, mas também pessoal. Para o coordenador da comissão do PVCC, foi surpreendente ouvir os adolescentes e perceber que eles já sinalizam que compreendem a importância da economia e do equilíbrio financeiro. “Alguns revelaram que destinam metade do salário para a poupança, e isso é ótimo. Mostramos para eles que não se trata de simples reserva financeira, pois projetos de longo prazo, como por exemplo a aquisição de determinados bens, financiamento de estudos e realização de sonhos maiores começam dessa forma. O importante é poupar, e quanto mais cedo eles fizerem isso, melhor será para o seu futuro ”, observou Savi.

“Percebemos que projeto tem ido além da educação financeira porque os adolescentes não têm a experiência da convivência familiar. Falta-lhes o suporte emocional, o afeto, uma amizade que lhes dê a segurança para tomar uma decisão de vida adequada. Estamos aqui para dizer a eles que podem contar conosco”, afirmou Junkert, do TJPR.

O programa espera atender, ao todo, cerca de 120 jovens e adolescentes. A próxima oficina está agendada para o dia 16 de outubro (segunda-feira), às 14 horas, na sede do CRCPR.