PVCC promove orientação financeira em ação social da SEJU em Curitiba
Seju, Polícia Militar, CRCPR e mais 37 parceiros levam cidadania aos moradores do bairro Parolin
Tailon de Barros, de 11 anos, queria ficar parecido com o Neymar. Esse foi o pedido dele para a cabeleireira voluntária da Primeira Igreja Quadrangular de Curitiba, uma das entidades voluntárias que participaram da UPS Cidadania, no Bairro Parolin, em Curitiba, no sábado, 1ª/7. O CRCPR também participou do evento, dando orientações individuais sobre controle do orçamento familiar.
"Fizemos 49 atendimentos, um número maior do que o público de muitas palestras que temos ministrado por todo o estado", conta Narciso Doro, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR.
"Fizemos 49 atendimentos, um número maior do que o público de muitas palestras que temos ministrado por todo o estado", conta Narciso Doro, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, que dedicou parte do seu sábado, ao lado do coordenador da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Paraná, Francisco Savi, sua esposa, contadora Márcia Savi, e da contadora voluntária Simone Vanini Soares, ao esclarecimento de dúvidas e ao fornecimento de orientações à população sobre como reduzir o endividamento e como organizar o orçamento para conseguir poupar, independente de quanto se ganha.
"A maioria das pessoas com quem conversamos veio procurar ajuda para se livrar do endividamento. Nossa orientação neste sentido é sobre como trocar dívidas caras, como o rotativo do cartão de crédito, por dívidas mais baratas, como negociar com credores, mostrando que em muitas situações é possível obter bons descontos de juros e multas e refinanciar o saldo devedor em melhores condições, possibilitando limpar o nome do cidadão", conta Savi. "Mas aproveitamos a oportunidade para mostrar que, com disciplina e organização, qualquer pessoa pode poupar, fazer uma reserva para emergências", acrescenta.
O coordenador da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Paraná, Francisco Savi...
...sua esposa, contadora Márcia Savi, e a contadora voluntária Simone Vanini Soares forneceram orientações sobre redução do endividamento e organização das finanças pessoais.
O evento foi uma parceria especial com a Polícia Militar, em comemoração ao aniversário da Unidade Paraná Seguro, que está há cinco anos no bairro do Parolin.
“Buscamos a valorização do ser humano e por meio desta parceria podemos trazer mais dignidade a essa comunidade que necessita de atenção e apoio. O Comando da Polícia Militar do Paraná não tem medido esforços em atuar com ações sociais como esta que beneficiam a sociedade e permitem o resgate de valores fundamentais e uma melhor qualidade de vida”, disse o chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg.
O Paraná Cidadão é uma ação continuada da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, realizada com a parceria de várias outras secretarias e entidades. De acordo com a coordenadora do projeto, Goreti Brotti, no passado foram promovidas 18 edições do evento e cerca de 100 mil pessoas já foram atendidas.
Só no sábado foram realizados cinco mil atendimentos na Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavicholo. Entre sexta, quando foi realizado o Programa Criança e Adolescente Protegidos, e sábado, dia do Paraná Cidadão, cerca de três mil pessoas passaram pelo local.
Dos atendimentos oferecidos, o mais procurado é a emissão de carteira de identidade. O serviço só é possível graças à parceria com o Instituto de Identificação do Paraná - IIP. "O Instituto montou uma equipe com 18 papiloscopistas para atender a demanda aqui do Parolin e oferecer segurança e cidadania a essa comunidade", explicou Maurício Jorge Lopes, Vice Diretor do IIP. Nos dois dias de atividades no bairro Parolin, quase mil carteiras de identidade foram expedidas.