PUCPR comemora o Dia do Contador com palestras

CRCPR prestigia a iniciativa

Antecipando as comemorações do Dia do Contador ? 22 de setembro -, a Coordenadoria de Ciências Contábeis da PUC-PR reuniu, na última terça-feira, 14, às 19h15, os alunos de contábeis para assistir à palestra de Guto Zafalon sobre o tema ?O Contador e o Marketing Pessoal & Relacionamento?. Prestigiaram a iniciativa, entre as autoridades, a vice-presidente do CRCPR Lucélia Lecheta e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Narciso Doro.

Além de professores e do coordenador do curso de Ciências Contábeis, Paulo Miguel, cerca de 400 estudantes participaram do evento, no Teatro Universitário. Eles concorreram a brindes oferecidos pelas empresas parceiras Alfha Editora, Baviera Cantina e Pizzaria, Churrascaria Recanto Gaucho, EBS Sistemas, Editora Atlas, Editora Saraiva, HSBC, Juruá Editora, Mastermaq, Polyndia Formaturas, Tomas Sparano Martins e Total Clean.

O palestrante chamou a atenção dos alunos para a importância da imagem profissional, realidade que precisa ser construída já desde a fase escolar. A vice-presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, apresentou aos estudantes o sistema CFC-CRCs, destacando o objetivo da fiscalização e do registro ? a valorização da profissão contábil -, explanando ainda sobre os programas de educação continuada que resultam, na verdade, como fiscalização indireta, na medida em que têm por meta melhorar a qualidade dos serviços contábeis. O Programa + Saber Contábil, que terá início ainda este mês com cursos sobre Sped Contábil e Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica, será ministrado inteiramente à distância.

A atualização permanente é decisiva hoje, por força das novas tecnologias e legislações, não bastando o diploma, disse Lucélia. Outro assunto por ela abordado e que causou grande interesse dos alunos descreveu as novidades recém-introduzidas pela Lei nº 12.249/10: A aprovação em exame de suficiência após conclusão de curso, além de registro no CRC, como exigência para exercício profissional; a validade do registro profissional de técnico em contabilidade somente até 1º de junho de 2015; e penalidades ético-disciplinares como a cassação do registro profissional.

Foi um grande avanço para a classe contábil ? analisou a vice-presidente do CRCPR, detendo-se em informações sobre o exame de suficiência: o primeiro está programado para março de 2011. Lembrou que o exame já foi aplicado no período de 2000 a 2004. Mas por força de uma resolução. Agora é por lei. Trata-se de uma prova que avalia os conhecimentos médios dos conteúdos ministrados nos cursos de Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade. Revelam, porém, as estatísticas dos exames aplicados que o índice de reprovação chega a 55% no país. O objetivo não é impor dificuldades pura e simplesmente, mas valorizar os bons profissionais e as instituições de ensino sérias. ?A profissão está crescendo e o exame de suficiência deve ser interpretado como um incentivo?, conclui Lucélia.

Entrada do TUCA decorada para comemoração do Dia do Contador

Estudantes de contábeis participaram do evento

Mesa de honra

Lucélia Lecheta, vice-presidente, representou o CRCPR