Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Público recorde prestigia o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista



“Quanto mais parecem obedecer, mais as mulheres dominam” – de autoria de Michelet, a citação enunciada pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, no cerimonial de abertura do V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, parece ter determinado o clima de alto astral que contagiou o Balneário Caiobá, em Matinhos, durante o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista.



imagem


Auditório do SESC Caiobá lotado para a abertura do evento: recorde de público.









imagem
Lucélia Lecheta: “Quanto mais parecem obedecer, mais as mulheres dominam”.


Com o maior número já registrado de participantes, o V Encontro levou ao Litoral do Estado um total de 600 pessoas, sendo 458 mulheres e 142 homens, que lotaram o auditório do SESC Caiobá, sede do evento, em praticamente todas as atrações programadas, fazendo da 5ª edição do Encontro Paranaense da Mulher Contabilista um recorde absoluto de público na história do evento.




Repleta de momentos especiais, a cerimônia de abertura, no início da noite do dia 20, contou com discursos de líderes da classe contábil do Paraná e do Brasil, que enalteceram a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho e, especificamente, como profissionais da contabilidade.





Na mesa de honra (foto), estavam o presidente do Sincolpar, Everaldo Bonsenhor, a coordenadora da subcomissão da Mulher Contabilista do Litoral do Paraná, Simone Glaci Ramos, o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio, a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista do Paraná, Nilva Amália Pasetto, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, o presidente do Sescap/PR, Mauro Kalinke, a presidente do IPMCont, Carla Pacheco, o presidente do sistema Fecomércio, Darci Piana, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Carlos Baggio, e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel.



imagem


Lideranças contábeis do Paraná e do Brasil na mesa de honra do V Encontro.









imagem
Lucélia Lecheta entrega a ‘Gralha Azul’ a Maria Clara Bugarim.


Destaques

A contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, que além de presidir a Academia Brasileira de Ciências Contábeis é vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foi também a primeira mulher a presidir o CFC. Sua trajetória profissional lhe rendeu duas homenagens em Caiobá: primeiro recebeu de Moacir Carlos Baggio a Comenda de São Mateus. Em seguida, Lucélia Lecheta entregou-lhe o 1º Troféu Comenda Gralha Azul, criado em 2012 pela Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR para reconhecer o esforço de mulheres que tenham notoriamente dedicado seus esforços à classe e à ciência contábil, ou cuja atuação, em quaisquer profissões, tenha se destacado na sociedade.






Primeira coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR, que hoje se desdobra em subcomissões, sócio-fundadora e ex-presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), Dolores Biasi Locatelli também foi homenageada. Técnica em contabilidade, Dolores já foi conselheira do CRCPR, vice-presidente da Câmara de Integração Social, membro do Tribunal de Ética e Disciplina, e coordenadora do Projeto CFC Mulher Contabilista do CRCPR, dentre outros feitos.



imagem


Lucélia Lecheta, Nilva Amália Pasetto e Dolores Biasi Locatelli.









imagem
Lucélia Lecheta entrega o termo de posse a Edileusa Cristina Borçato, que assumiu a Subcomissão da Mulher Contabilista de Umuarama.


Na sexta-feira, 21, Edileusa Cristina Borçato assumiu a função de coordenadora da Subcomissão da Mulher Contabilista de Umuarama.




Renomados palestrantes marcaram o evento





imagem
Público compareceu em peso às palestras programadas para o dia 21.


Na primeira das palestras, “Modelo de Gestão Aplicado a Escritório de Contabilidade”, Laudelino Jochem entusiasmou a plateia com a música “Como uma onda”, de Lulu Santos, para lembrar aos contabilistas que “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia” – numa alusão às constantes mudanças que atingem a profissão contábil no século XXI. Em seguida, comandou um talk show com Juarez Tadeu Morona Filho e Fábio Bonsenhor sobre o mesmo tema.




Lígia Guerra tomou emprestadas as histórias de vida de mulheres como Marilyn Monroe, Clarice Lispector e Somaly Mam para falar, sob o ponto de vista da psicóloga, de temas como liderança e força interior, na segunda palestra do dia, “Lapidando nossas pérolas em busca de nossos sonhos”.





imagem
Laudelino Jochem: “Nada do que foi será do que jeito que já foi um dia”.





imagem
Lígia Guerra comenta a vida de Clarice Lispector e outras mulheres em palestra motivacional.





imagem
Nelton Miguel Friedrich: case da usina hidrelétrica de Itaipu para falar de sustentabilidade.


Nelton Miguel Friedrich, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional, proferiu a última, mas igualmente prestigiada palestra do evento. Para falar de desenvolvimento sustentável, ele usou sua experiência à frente do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu, empresa na qual coordena 25 programas e 70 ações/projetos de responsabilidade socioambiental, objetivando a correção de passivos ambientais e ações preventivas na bacia hidrográfica do Rio Paraná 3.




CRC anuncia próximos eventos





Em maio de 2013, CRC realiza a 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná em Foz do Iguaçu, anunciou a vice-presidente de Ética e Disciplina do CRCPR, conselheira Elizangela de Paula Kuhn, durante o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, realizado semana passada no Balneário de Caiobá, em Matinhos.

A 16ª Convenção, agendada para os dias 15, 16 e 17 de maio do ano que vem, será realizada sob o tema “A contabilidade a serviço do sucesso empresarial”, no hotel Bourbon Cataratas, e contará com a presença de conferencistas nacionais e estrangeiros. A comissão organizadora espera receber mil pessoas em Foz para o evento.



imagem


A apresentadora Carol Pedroso e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo anunciam outros eventos.









imagem
Elizangela Kuhn anuncia a 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná em Caiobá.


Os participantes do V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista foram convidados a prestigiar ainda este ano o XX Jocopar, os Jogos dos Contabilistas do Paraná, que ocorrem de 14 a 17 de novembro na cidade de Maringá. Cerca de 1200 pessoas, entre atletas, familiares, representantes e torcedores, devem participar dos quatro dias do evento, de acordo com informações da organização.




Em nível nacional, foram anunciados o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que será realizado em um navio entre 27 e 30 de novembro de 2013; e a 15ª Conescap, a Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, programada para 21, 22 e 23 de agosto do próximo ano, em Gramado, no Rio Grande do Sul.



Grupos artísticos protagonizam espetáculos à parte em Caiobá



Música e teatro enriqueceram a programação do V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, que o CRCPR realizou dias 20 e 21 no Balneário Caiobá.





imagem
Banda Nega Fulô agitou a noite de quinta-feira, dia 20.





imagem
Que escritório é esse? A Cia Te-Ato entrou em cena na sexta, 21.





imagem
Meninos do Choro





imagem
 









imagem
O riso é contagiante: no palco, a peça “Economizar e Lucrar, Basta Clicar”.







Veja mais fotos do V Encontro em www.facebook.com/CRCPR.