Público lota auditório para eventos sobre abertura de empresas e a EFD Social

Dois eventos cujas temáticas centrais estão em alta lotaram o auditório Boleslau Sliviany, na sede do CRCPR, nesta semana. Na segunda, 9, representantes da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ministraram uma palestra gratuita sobre as novas sistemáticas referentes à abertura de empresas. Na terça, 10, o público acompanhou o seminário “EFD social - o que deve ser observado na teoria e na prática (software)", realizado em parceria com a empresa Domínio Sistemas. As inscrições para este último esgotaram ainda no mês de novembro.

A apresentação da Jucepar abordou as inovações no preenchimento da FCN - Ficha de Cadastro Nacional eletrônica, RE - Requerimento de Empresário eletrônico, e o Contrato Padrão eletrônico. As ferramentas fazem parte do Projeto Integrar, que está sendo implementado no Paraná pela Jucepar em parceria com a Jucemg, o DREI, o Sebrae e a Associação Nacional de Juntas Comerciais (Anprej).

Público acompanha palestra da Jucepar sobre abertura de empresas, dia 9.

O Integrar prepara a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Paraná. A Redesim é um sistema que prevê a integração de todos os órgãos envolvidos nos processos de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas. Dentre as vantagens do programa está a economia de tempo, de recursos financeiros e a eliminação do retrabalho nos processos da Junta Comercial.

EFD Social - O seminário de terça-feira sobre a EFD Social também atraiu muitos participantes. O instrutor Edison Garcia Junior discorreu sobre pontos como a finalidade do eSocial; eSocial (EFD Social) e os eventos trabalhistas; análise do leiaute do eSocial mensal; análise do leiaute do eSocial quanto a eventos trabalhistas (eventos tempestivos e cuidados a serem observados em nosso dia a dia) e tabelas do eSocial.

Programada para 2014, a implantação definitiva do eSocial será escalonada de acordo com o perfil de cada empregador. Entre os primeiros a se adaptar estão as empresas de grande porte, que iniciam o cadastramento no novo sistema a partir de janeiro. Empregadores domésticos, trabalhadores rurais e empresas enquadradas no Simples deverão se adequar no segundo semestre do ano.

Seminário sobre a EFD Social (eSocial) também lotou o Boleslau Sliviany, dia 10.

Veja mais fotos do Seminário EFD Social na página do CRCPR no Facebook.