Público lota auditório do CRCPR em evento sobre o eSocial

Temática das mais atuais para a classe contábil brasileira, o eSocial canalizou todas as atenções na conferência gratuita eSocial - Uma nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo, realizada na sede do Conselho de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na manhã desta quinta-feira, 29. O evento recebeu 400 inscrições e os participantes lotaram o auditório Boleslau Sliviany, na sede do CRCPR, em Curitiba.

Os instrutores eram representantes de órgãos e entidades da administração pública federal ligados à gestão do programa, como Rui Alberto Ecke Tavares, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcos Antônio Salustiano da Silva, da Receita Federal do Brasil (RFB), e Felipi Magalhães, da Caixa Econômica Federal. Ao final da conferência, eles responderam a diversas perguntas do público.

De acordo com os organizadores, a intenção foi mostrar que eSocial vai simplificar e racionalizar o cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista, previdenciária e tributária, eliminando declarações e formulários exigidos pela Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal e Receita Federal, tais como GFIP, RAIS, Caged, dentre outros.

Os participantes terão direito a um certificado online a partir desta sexta, 30.

A realização da conferência foi da Caixa, MTE, INSS e RFB, com o apoio do CRCPR e do Sescap-PR.

Conceituação do eSocial, com Rui Alberto Ecke Tavares (MTE).

Legislação, cronograma e infraestrutura tecnológica, com Marcos Antônio Salustiano da Silva (RFB).

Público acompanha a conferência no auditório do CRCPR, em Curitiba.

Reflexos do eSocial no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, com Felipi Magalhães (Caixa).

Marcos S. da Silva (RFB), Vilson Willemann (Caixa), Felipi Magalhães (Caixa), Rui Alberto Ecke Tavares (MTE) e André Pitangueira (Caixa).

Narciso Doro Jr, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, abriu os trabalhos do dia.