O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, o resultado definitivo do Exame de Suficiência para Bacharel em Ciências Contábeis, aplicado no dia 7 de julho. Nesta primeira edição de 2019, dos 41.926 inscritos. 36.150 compareceram para fazer a prova, tendo sido aprovados 12.626 perfazendo um índice de aprovação de 34,93% em âmbito nacional. O Paraná obteve o terceiro melhor desempenho do País, atrás apenas de Santa Catarina e Rio de Janeiro, alcançando índice de aprovação de 41,35%. Dos 2639 inscritos, compareceram ao certame 2370. O índice de abstenção foi de 10,19%, ante 13,78% de média nacional.

O Exame de Suficiência tem a finalidade de comprovar conhecimentos médios, de acordo com os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e descritos no edital que regula cada edição da prova. A aprovação no Exame é condição necessária para a obtenção de registro de contador em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Consulte AQUI o resultado publicado no DOU na sexta-feira (16). Os candidatos que desejem obter informações sobre a aprovação - consulta individual - devem acessar o site da Consulplan.

A segunda edição do Exame de 2019 está prevista para acontecer no final do mês de outubro.

Emissão de certificado de aprovação

Os aprovados na 1ª edição de 2019 do Exame de Suficiência  já podem obter, gratuitamente, o certificado de aprovação, que está disponível para emissão no Sistema de Certificados dos site do CFC.

Para acessar o sistema, clique em: https://sistemas.cfc.org.br/certificado

Dados por Unidade da Federação

No quadro a seguir, são listados os números e as estatísticas do 1º Exame de Suficiência de 2019, relativos aos estados e ao Distrito Federal. Confira:

Fonte: CFC

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.