Prudentópolis e Irati recebem abertura de fiscalização

Prudentópolis sediou na terça-feira (21), às 15 horas, evento de abertura de fiscalização eletrônica, fisc-e, na Câmara Municipal de Vereadores. Em Irati, o evento aconteceu às 18h30m do mesmo dia, na sede da Associação dos Contabilistas.

Em Prudentópolis, João Gelásio Weber abriu os trabalhos com entrega de carteira de identidade profissional e Aguinaldo Mocelin falou sobre a atuação da fiscalização do CRCPR na região central.

A fiscalização eletrônica, que teve início no Paraná em 2012, fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011, tem o mesmo formato da fiscalização presencial. São verificados os contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas, e ainda, o perfil dos executores de serviços.

“Este evento, que chamamos de Abertura da Fiscalização, vem acontecendo no Paraná desde 2010. A cada edição, a gerência da divisão de fiscalização e os vice-presidentes das câmaras de Ética e Disciplina e de Fiscalização realizam um bate-papo com os profissionais das cidades abrangidas sobre as atividades a serem desenvolvidas, estabelecendo um canal direto de comunicação com o CRCPR”, conta o vice-presidente da mencionada câmara, João Gelásio Weber.

Em Irati, o evento aconteceu às 18h30m de terça-feira (21), na sede da Associação dos Contabilista

Como dispensa a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e representa economia para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.

Weber e o gerente de fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto, conduziram o evento nas duas localidades. Em Prudentópolis, contaram com o apoio do macrodelegado da região central do estado, Aguinaldo Mocelin, e do delegado local, Marcelo Figueiredo. Já em Irati, participou do evento o delegado Rogério Turczyn.