Provas dos Exames de Qualificação Técnica para peritos e auditores serão em agosto

Os locais de realização das provas serão divulgados a partir de 7 de agosto

No período de 15 de maio a 30 de junho, o Conselho Federal de Contabilidade realizou inscrições para os Exames de Qualificação Técnica (EQTs) voltados aos profissionais que pretendem fazer parte do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

Os profissionais que integram o CNAI estão habilitados a atuar nas auditorias independentes das instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), observadas suas respectivas habilitações. Esta é a 17ª edição do EQT para auditoria independente.

Já o EQT para peritos contábeis está em sua primeira edição. "O exame é para avaliar o conhecimento técnico dos profissionais e permite criar um cadastro único, que pode ser usado em consultas públicas, principalmente, por órgãos do Judiciário", destaca a conselheira do CFC Sandra Batista, coordenadora da comissão responsável pela elaboração do certame.

O CNPC foi criado em março de 2016, pelo CFC, com o objetivo de oferecer ao Judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como peritos contábeis. O Cadastro surgiu tendo em vista as recomendações do novo Código de Processo Civil Brasileiro, que determina que os juízes sejam assistidos por perito, quando a prova do fato depender de conhecimento específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais.

As provas do EQT de auditoria serão realizadas nas seguintes datas:

:: 21 de agosto – prova de Qualificação Técnica Geral
:: 22 de agosto – prova específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM
:: 23 de agosto – prova específica para atuação em instituições autorizadas a funcionar pelo BCB
:: 24 de agosto – prova específica para as sociedades supervisionadas pela Susep

Data do exame para quem se inscreveu no EQT de perícia:

:: 25 de agosto

Todas as provas, do dia 21 ao dia 25 de agosto, serão aplicadas das 14h às 18h, horário oficial de Brasília/DF. As cidades e os locais de realização dos EQTs serão divulgados no portal do CFC a partir do dia 7 de agosto.

Editais

Para acessar o edital da 17ª edição do Exame de Qualificação Técnica para auditores independentes clique aqui.

Para conhecer o edital do 1º Exame de Qualificação Técnica para peritos contábeis clique aqui.

Fonte: CFC