Provas do 16° Exame de Qualificação Técnica aplicada em escritórios regionais e na sede CRCPR
As provas do 16° Exame de Qualificação Técnica (EQT) aconteceram nos 22, 23, 24 e 25 de agosto nos escritórios do CRCPR em Curitiba (sede), Londrina, Cascavel e Maringá. Foram aplicadas as três avaliações: a de Qualificação Técnica Geral, a específica para o Banco Central e, por último, aquela específica para Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A aprovação no EQT possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, para atuação como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, nas instituições autorizadas a funcionar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e em sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Instituído em 2004, pelo Conselho Federal de Contabilidade, o EQT passou por mudanças a partir de 2016. Neste ano, os interessados em atuar em empresas reguladas pela CVM terão uma prova específica, como já ocorria com os contadores que atuam como auditores independentes nas empresas reguladas pelo Banco Central do Brasil e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). “A NBCPA 13 (R2), em seu item 3, letra ‘b’, instituiu a prova específica para atuação em entidades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)", informa o documento assinado pelo superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria, José Carlos Bezerra da Silva, e pelo gerente de Normas de Auditoria da CVM, Madson de Gusmão Vasconcelos. Portanto, partir da aplicação desta prova, os o certificados de aprovação na prova "Geral" não serão mais aceitos para registro junto à CVM.
O Exame é aplicado uma vez por ano, e o candidato pode realizar quatro provas, se for de seu interesse, mas só terá as provas específicas corrigidas caso venha a ser aprovado na prova de Qualificação Técnica Geral (QTG) ou se já estiver inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC.