Prorrogado o prazo para entrega da DASN para 15 de abril

O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou, de 31 de março para 15 de abril de 2011, o prazo para que as micros e pequenas empresas entreguem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). A decisão foi tomada na última sexta-feira (25) e deverá ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã, dia 29.

De acordo com o secretário executivo do comitê, Silas Santiago, ela leva em conta problemas operacionais, ocorridos nos dias 22 e 23, que dificultaram o envio das declarações. O documento é enviado pela internet por meio do site da Recita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), via portal do Simples Nacional. Adianta o secretário que das cerca de 3,6 milhões de empresas que precisam entregar a declaração, 1,6 milhão já o fizeram.

Na semana passada, o CRCPR recebeu uma enxurrada de e-mails de contabilistas reclamando dificuldades ou impossibilidade de enviar a declaração. Diante disso, juntamente com outras entidades contábeis, pediu providências à Receita Federal e à Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Esse problema vem se repetindo todo ano, aproximando-se o prazo final ? 31 de março - para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) de empresas, o sistema da Receita Federal fica lento ou simplesmente não funciona.

Declaração do Mei

O prazo para a entrega da declaração do Microempreendedor Individual (Mei) não mudou, continua dia 31 de maio. Até o último dia 23 deste mês, dos 809.844 empreendedores que devem entregar o documento somente 534.997 haviam prestado contas à Receita.