Projeto Primeiros Passos segue com encontros em dezembro

As atividades da área de fiscalização do CRCPR seguem a todo vapor durante o mês de dezembro, incluindo as visitas a novos escritórios e profissionais, no âmbito do Projeto Primeiros Passos. No último dia 7, fiscais do CRCPR realizaram visitas em Curitiba e Londrina.

A contabilista Vanessa Pestana Peixoto mostrou-se otimista quanto às perspectivas da profissão.

No período da manhã, a contadora Vanessa Pestana Peixoto recebeu em seu escritório, no Bigorrilho, Curitiba, o inspetor fiscal do CRCPR Iran Luiz Cordeiro. "A profissional ouviu atentamente as informações que passamos e fez questionamentos de ordem prática quanto ao funcionamento de alguns serviços do CRCPR, e da fiscalização." Vanessa contou que sua trajetória profissional começou na cidade de São Paulo (SP). "Tenho experiência na área fiscal e com a mudança para Curitiba, venho atuando essencialmente como prestadora de serviços junto a outros escritórios contábeis, apurando o ICMS e o IPI para os clientes deles", relatou. Destacou a importância que atribui à Educação Profissional Continuada e sugeriu que o Conselho crie um banco de dados para a divulgação dos profissionais e seus respectivos serviços, considerando a tendência atual de grande segmentação no mercado.

“Também seria interessante que houvesse uma sistemática de avaliação contínua do CRCPR sobre os escritórios e profissionais, com uma certificação semelhante aos

processos de ISO, só que sob a ótica do órgão regulador e fiscalizador da profissão contábil” propos. A contabilista enfatizou a importância da atuação do Conselho na valorização da atividade e mostrou-se otimista quanto às perspectivas da profissão.

Em Londrina, as apresentações aconteceram à tarde, começando com o profissional André Luiz da Silva, que optou por conversar com o inspetor fiscal Ronaldo Alcântara na sede do escritório regional do CRCPR.

Ronaldo apresentou o "Primeiros Passos" e o roteiro de informações sobre o Sistema CFC/CRCs, as atividades desenvolvidas pelo CRCPR, o dia-a-dia dos escritórios, o site do CRCPR e suas publicações, a Câmara de Desenvolvimento Profissional, a Fiscalização Eletrônica e a Contribuição Sindical. "Acabei de constituir minha organização contábil, e ainda não possui clientes, mas estou esperançoso quanto ao meu futuro profissional. Minha meta é o pleno desenvolvimento de meu escritório contábil. Já adquiri programas e estou me dedicando a treinamentos para poder utilizá-los e prestar um bom serviço aos meus futuros clientes" contou.

Em seguida, Ronaldo recebeu os contadores Cristiano Veloso da Costa e Jeferson Fava Pereira Lopes, que estão abrindo um novo escritório contábil.

André Luiz da Silva tem como meta pleno desenvolvimento de seu escritório contábil.

Cristiano Veloso da Costa e Jeferson Fava Pereira Lopes já contam com alguns clientes e também se mostraram confiantes quanto ao futuro.

Ao contrário de André Luiz da Silva, eles já contam com alguns clientes, mas também se mostraram confiantes quanto ao futuro como empreendedores. “Estamos mobiliando nosso escritório, por isso preferimos vir até o CRCPR”, contaram.

Sobre o programa:

Estratégia de investimento do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) no profissional do futuro, o projeto Primeiros Passos, lançado em maio 2012 leva a estudantes de Contabilidade e novos escritórios e profissionais orientações oportunas sobre valorização e postura profissional, ética, atualização, participação nas entidades, programas e eventos direcionados à classe, entre outras.

Os participantes têm acolhido a iniciativa com grande interesse, pois nessas ocasiões recebem informações relevantes sobre o dia a dia e os desafios da profissão. No início de novembro, quatro escritórios atenderam visitas de inspetores fiscais do CRCPR.