Na manhã desta quinta-feira (13), a 2ª Vice-Presidência Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou, com o apoio do CONSIJ (Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude) e da ESEJE (Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná) a cerimônia de formatura de 52 jovens participantes do Projeto Jovens Promissores, que oferece aos jovens acolhidos em casas-lares de Curitiba ferramentas para que tenham autonomia ao completarem 18 anos, quando são obrigados a deixar as instituições e viver por conta própria. O projeto é desenvolvido em parceria com entidades governamentais e da sociedade civil como o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Ministério Público Estadual, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Exército Brasileiro, Entro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entre outros.

WhatsApp Image 2018-12-13 at 10.43.34.jpeg01 jp (1).jpg

A solenidade foi aberta pela a 2ª vice-presitende do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, que representou o presidente da corte, Des. Renato Braga Bettega. Falaram também representantes do Exèrcito, Ministério Público, e do Comando Geral da PM. O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior, representou o presidente Marcos Rigoni na cerimônia, acompanhado pelo coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntáriado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi, além das integrantes da comissão Jéssica Dallagrana e Márcia Savi.

Após a abertura, foram entregues certificados aos 34 jovens presentes. Os demais não puderam participar, pois o horário da solenidade coincidiu com seus expedientes de trabalho. "Foi uma pena eles não poderem estar presentes nesse momento tão importante, mas ao mesmo tempo ficamos felizes, pois eles já estão inseridos no mercado de trabalho, o que de certa forma é uma conquista obtida a partir da oportunidade de participar das oficinas oferecidas pelo programa", ponderou Dóro.

A participação do CRCPR no projeto se dá por meio da condução de oficinas sobre finanças pessoais. Contadores voluntários integrantes do PVCC dão dicas aos jovens, sobre como administrar seu dinheiro, fazer suas despesas se adequarem à sua renda, econominazar para realizar seus sonhos e praticar o consumo consciente.

A cerimônia teve também um momento de homenagem à desembargadora Lidia Maejima, sob cuja liderança surgiu a iniciativa, e uma mensagem final de agradecimento aos jovens, que fizeram parte do programa para aprender, mas que também ensinaram muito aos instrutores e voluntários que ministraram as variadas oficinas.

WhatsApp Image 2018-12-13 at 11.05.08.jpeg