Programa Jovens Promissores: PVCC realiza mais uma oficina

Dando continuidade ao Programa Jovens Promissores, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizaram, na tarde de segunda-feira (16), mais uma oficina voltada à educação financeira básica de jovens acolhidos por diversas casas lares de Curitiba. O propósito do programa é conscientizar os adolescentes acerca da economia doméstica e do controle de gastos pessoais, a fim de prepará-los para levar uma vida financeira independente quando chegar o momento de deixar as casas lares onde vivem, ao atingirem a maioridade.

O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, e contou com a participação do coordenador da comissão estadual do PVCC no Paraná, Francisco Savi, e das voluntárias Simone Vanni Soares, Lia Nogar, Andressa Savi e Márcia Savi. Também compareceu, como representante do TJPR, a assessora da 2ª vice-presidência do tribunal, Viviane Junkert.

A introdução das noções elementares de finanças aos adolescentes ficou a cargo do membro da comissão, conselheiro suplente e voluntário, Luiz Fernando Martins Alves. Usando ilustrações do dia a dia, ele mostrou aos jovens como manter uma vida financeira equilibrada, mesmo quando os recursos ainda são relativamente baixos. Durante a oficina, os jovens interagiram com os voluntários, tiraram suas principais dúvidas e mostraram que entenderam a mensagem transmitida.

Para o coordenador da comissão do PVCC, Francisco Savi, é fundamental promover a aproximação dos jovens com outras entidades que pretendem contribuir para a sua condição social, como o CRCPR. “Escolhemos realizar as oficinas em nossas dependências para que os adolescentes desenvolvam outras convivências e encontrem novos parceiros de aconselhamento. O Conselho, por meio do PVCC, sem dúvida é um aliado desses jovens na busca por um futuro melhor”, concluiu Savi.

Na ocasião, os adolescentes também receberam, cada um, cartilha ilustrada e de linguagem adequada ao seu vocabulário, com instruções complementares aos temas abordados na explanação dos voluntários.