Programa Jovem Contabilista é apresentado a estudantes da UFPR e da Unespar

Preocupados com o profissional do futuro, os conselhos de contabilidade – o federal e os regionais – criaram programas com a finalidade de conscientizar e mobilizar o segmento estudantil em torno de questões fundamentais para o seu desenvolvimento.

Em âmbito estadual, o CRCPR mantém o programa Primeiros Passos, que, além de estudantes, alcança também os profissionais em início de carreira. Já o Conselho Federal de Contabilidade criou no plano nacional a Comissão do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, apresentada na última quarta-feira, às 17:30, a alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual do Paraná – campus de Paranaguá.

Presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, fala sobre os objetivos do programa Jovem Contabilista.

Estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual do Paraná – campus de Paranaguá.

Falando aos estudantes, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, explicou que o Jovem Contabilista vem aproximar o CRC dos estudantes, chamar a atenção para aspectos decisivos a um bom profissional, a educação continuada, a ética e a responsabilidade; procura mostrar que a classe está organizada em entidades – conselhos e sindicatos – que precisam de novas lideranças. A importância da pesquisa científica e as oportunidades de mercado que a profissão oferece são outros pontos destacados pelo programa.

Inspirado na iniciativa federal, o CRCPR criou a Comissão Paranaense do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, coordenada pelo conselheiro Everaldo Bonsenhor e composta pelo conselheiro João Gelásio Weber, vice-presidente de Registro do CRCPR; pelos estudantes Irineu Ader Lecheta Junior (UNIFAE), Daniella Novak (UFPR), Bianca Carrion (UP), Everaldo Bonsenhor Junior (UNESPAR ) e Jeruza Fernandes Moura, funcionária do setor de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.

Gelásio Weber explica como é estruturado e qual é o papel do sistema formado pelo CFC e os CRCs.

O conselheiro Everaldo Bonsenhor “apresenta” os Jogos dos Contabilistas do Paraná aos estudantes.

Os estudantes, acompanhados pelo professor Luciano Marcio Scherer, da UFPR, e pela professora Dulce Mara Nunhez Dias, da UNESPAR, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do CRCPR, de compreender como é estruturado e qual é o papel do sistema formado pelo CFC e os CRCs com palestra de Gelásio Weber, e ainda foram informados sobre a existência dos Jogos dos Contabilistas do Paraná – Jocopar -, a maior competição esportiva de uma classe liberal no país e um evento de integração da classe contábil paranaense. Explicou Everaldo Bonsenhor que a 21ª edição será realizada de 17 a 20 de outubro, no litoral do estado, no Sesc Caiobá, e na Associação Banestado.

Visita ao Museu da Contabilidade.