As recomendação para o isolamento social no combate ao Covid-19 têm impactando a vida financeira das famílias brasileiras. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, afirmou no início da semana que a pandemia causada pelo Covid-19 terá efeito contracionista extremamente significativo sobre a atividade global. No Brasil, segundo o Copom, o aumento de casos do novo coronavírus poderá impactar na retração da demanda, devido ao aumento da incerteza e de restrições impostas pela pandemia. O coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reforça que, neste momento, é essencial atentar-se para o orçamento familiar, cuidando com o endividamento, e lembra sobre a necessidade de manter o consumo consciente em casa, principalmente considerando que muitas pessoas estão passando mais tempo em suas residências.

"Mais do que nunca, neste momento de crise, é essencial o planejamento financeiro. O orçamento familiar é o valor financeiro que uma família possui durante o mês para quitar suas despesas e é essencial que ele esteja equilibrado, controlando recebimentos e gastos, para que a família não gaste mais do que ganha. Também é importante um planejamento claro para controlar e minimizar possíveis dívidas", explicou o coordenador, Francisco Savi.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o percentual de famílias endividadas e que não têm reserva financeira alcançou 65,3% em janeiro deste ano, o que deve piorar com a crise da pandemia iniciada em março. Os principais vilões dessa dívida são o cartão de crédito e o cheque especial, que possuem juros altos, seguidos pelo cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e de casa. As dívidas do cartão de crédito são as mais comuns, atingindo 79,89% das famílias brasileiras.  "É sempre melhor procurar alternativas de crédito com juros mais baixos do que o cartão de crédito e o cheque especial. Devido á crise, algumas financeiras tem prorrogado os prazos de financiamentos sem juros por 60 dias nos meses de abril e maio, o que pode ser uma boa opção para melhorar o fluxo de caixa das famílias", sugere Savi.

Além disto, Savi ressalta a importância de atenção no dia a dia do gerenciamento das casas. "Atitudes simples podem ajudar muito na economia das contas de água e luz, que tendem a ser bem maiores neste período. Ações como apagar as luzes nos cômodos em que não há pessoas, utilizar mais a luz natural com janelas e portas abertas, desligar equipamentos sem utilização, tomar banhos rápidos, entre outros", explica o coordenador, Francisco Savi.

Dicas para manter um orçamento seguro:

1. Fazer um planejamento financeiro, controlando recebimentos e gastos;
  2. Revisar e analisar o que realmente é essencial e o que pode ser cortado, para adequar seu orçamento a essa nova realidade;
  3. Fazer um lista dos produtos que precisarão ser consumidos no mês e tentar ater-se à lista quando for fazer compras;
  4. Comparar preços antes de comprar;
  5. Economizar água e luz, com banhos mais rápidos, apagando as luzes dos ambientes e desligando aparelhos eletrônicos sem utilização;
  6. Atentar-se com os gastos de cartão de crédito e cheque especial que tem juros altos, lembrando-se que não é necessário estocar comida e medicamentos, o que pode prejudicar os gastos mensais;
  7. Se for necessário auxílio financeiro de crédito, procurar linhas de crédito com juros menores e utilizar o prazo de pagamento prorrogado em 60 dias que muitas financeiras tem ofertado;
  8. Cuidar para que, neste momento, não sejam feitas grandes dívidas, como troca de carros e reformas, por exemplo.
  9. Renegociar com os bancos as dívidas em geral que possam aparecer.

Programa de Voluntariado da Classe Contábil

No estado do Paraná, o CRCPR tem mais de 500 voluntários cadastrados no PVCC e uma das frentes de atuação é a conscientização e educação financeira das famílias. Só no ano passado, mais de 288 pessoas foram impactadas em diversas palestras em vários municípios do Paraná.

O Programa visa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibiliza seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade.

Algumas das frentes que o PVCC atua são: orientação aos clientes dos contadores sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNCRIANÇA) de seu município e Estado; apoio a Organizações da Sociedade Civil para a transparência na prestação de contas; gestão de convênios de pastorais e melhoria da gestão de organizações assistenciais, especialmente nas áreas financeira, contábil e patrimonial; o projeto Rede Nacional de Cidadania Fiscal, em parceria com o Observatório Social do Brasil e o Instituto Social Íris; e ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias.

Todos os profissionais da contabilidade são convidados a conhecer as iniciativas do PVCC e engajar-se! Clique aqui para conhecer!