Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Programa de computador auxilia pessoas com deficiência visual

Aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Está disponível, na página do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) um programa baseado em software livre que permite a pessoas cegas, ou com baixa visão, terem acesso ao conteúdo exibido na tela do computador. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, é dirigido a instituições que atendem esse público e já é usado em centenas de telecentros em todo o País.

Chamado de Liane TTS (sigla em inglês para text-to-speech), a ferramenta transforma texto em áudio. Ela analisa as palavras morfologicamente e converte caracteres, abreviaturas e exceções fonéticas.

De acordo com o Serpro, embora o público-alvo seja pessoas com deficiência visual, o programa também é usado por quem tem dislexia e outras dificuldades de leitura, com deficiência severa de fala, bem como por crianças pré-alfabetizadas.

Por enquanto, a meta do Serpro é difundir o software no Brasil em parceria com estados, municípios, universidades, escolas públicas e outras instituições. Para isso, o programa já foi instalado em todos os telecentros da instituição. Além disso, funcionários das sedes regionais do órgão foram capacitados para instalarem o produto nos ambientes do projeto de inclusão digital do Serpro.

Para reforçar a difusão do Liane TTS, foi realizada em 27/09/2011, a apresentação do programa na sede do Serpro, em Brasília e transmitida, por videoconferência, para Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O manual de instalação pode ser encontrado na página do Serpro na internet e, em breve, poderá ser acessado no Portal do Software Público Brasileiro. “Estamos providenciando a impressão do manual em braile e uma versão em áudio”, afirma o analista de sistemas do órgão, Cláudio Maia Dallalana.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Informativo Em Questão, Edição 1378, de 27/09/2011, pág. 3
http://www.secom.gov.br/search?SearchableText=Liane+TTS

Instaladores e Manuais
- Estão disponíveis para download os arquivos de instalação, em ambiente Linux e ambiente Windows, e os manuais de utilização no endereço:
http://www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/

Onde encontro mais informações sobre o Liane TTS?
- Notícia divulgada pela Comunicação Social do Serpro em 28/09/2011
http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/2011/setembro/debate-sobre-avancos-da-acessibilidade-marca-a-apresentacao-do-lianetts

Esclarecimento de Dúvidas
O Serpro esclarece dúvidas sobre o Liane TTS através do e-mail: lianetts@serpro.gov.br