A entrega das homenagens do Programa 50+, realizada durante a reunião plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), é sempre um momento de grande emoção para os presentes. Na plenária da última sexta-feira (6 de dezembro), os profissionais homenageados foram Afonso Novak, Eluiz Maria Miqueletto e Luiz Fernando Torres Cardozo. O momento de homenagem também contou com a presença de familiares e amigos dos familiares, bem como a da atual presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Nilva Amália Pasetto; e os ex-presidente da ACCPR, Moacir Carlos Baggio e Vicente Pacheco.
Luiz Fernando Torres Cardozo possui registro como profissional contábil desde 1966. Ao longo de sua carreira, atuou nas áreas de auditoria, perícia contábil e economia. Desde 1971, desempenhou funções como assistente técnico da Caixa Econômica, perito judicial na Justiça Federal e assistente técnico em perícias na Justiça Estadual. Formado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, é pós-graduado em Administração, Planejamento e Metodologia do Ensino Superior e mestre em Administração e Gestão Financeira. Entre 1971 e 2009, Cardozo foi professor de graduação nos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Atualmente, é membro da ACCPR, na qual ocupou diversos cargos, incluindo o de presidente, em 2008 e 2009. Atualmente, exerce a função de tesoureiro adjunto do ACCPR.
Eluiz Maria Miqueletto é registrado como profissional contábil há 53 anos, mantendo-se ativo na área até hoje. Ele iniciou sua carreira aos 19 anos, após concluir o curso de Técnico em Contabilidade. Em 1970, começou a atuar como auxiliar contábil em um escritório e, em 1997, tornou-se responsável pelo estabelecimento, do qual ainda é proprietário. Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, com pós-graduação em Contabilidade e Controladoria e mestrado em Contabilidade e Finanças, Miqueletto lecionou como professor universitário no Centro Universitário FAE, de 1979 a 2004, e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 1987. Ele contribuiu de forma significativa para o CRCPR, atuando como conselheiro suplente, de 1987 a 1990, e conselheiro efetivo, de 1999 a 2005. Desde 2013, integra a ACCPR, ocupando a Cadeira 17, na qual exerceu o cargo de conselheiro fiscal por duas gestões e atualmente é diretor institucional. Além disso, atua como empresário contábil e coordenador de estágio supervisionado na UFPR.
Afonso Novak registrou-se como profissional contábil há 51 anos. O técnico em Contabilidade é graduado em Direito e possui especialização em Direito do Trabalho. Novak atuou como delegado do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), representando a entidade no Conselho de Contribuintes de Curitiba. Também integrou o Conselho de Contribuintes de São José dos Pinhais, representando a Associação Empresarial do município. Em 1974, fundou sua própria consultoria contábil, onde permanece atuando até os dias de hoje.
Além disso, neste ano, a empresa "Novak Consultoria Contábil", fundada por Afonso, comemorou 50 anos de atividade no setor. No dia 30 de novembro, participaram da cerimônia de celebração do quinquênio da organização Contábil o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, o presidente do Sicontiba, Dirceu Tadeu Vaz, e a integrante da Comissão CRCPR Inova, Daniella Novak, que é filha de Afonso Novak e sócia proprietária do escritório.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.