Até outro dia, a conversão digital, um processo irreversível, com as novas tecnologias avançando cada vez mais rápido e substituindo a mão de obra em tarefas repetitivas, era a grande preocupação de todos nós, profissionais da contabilidade. A pergunta que vínhamos nos fazendo no momento era se haveria espaço para todos em um mercado que soma mais de 516 mil profissionais em âmbito nacional, sendo cerca de 8.500 empresas contábeis e 33 mil registros ativos no Paraná.
Enquanto algumas empresas contábeis mergulharam de cabeça na teia binária dos serviços online, outras se sentiram ameaçadas diante desse tsunami tecnológico. O certo é que a inteligência artificial já faz boa parte das tarefas mecânicas, e isso permite que os Profissionais da Contabilidade se concentrem na nossa real vocação, exercendo tarefas mais nobres.
E no meio dessa tempestade, eis que chega a pandemia do novo coronavírus. Se alguém ainda tinha dúvidas se a nossa profissão teria futuro na era digital, essa terrível doença, que de uma hora para outra paralisou o mundo, está nos mostrando que esse é o único caminho a seguir, pois no início das medidas de distanciamento social, somente o que estava online continuou funcionando com alguma normalidade.
A Covid-19 expos a fragilidade do mundo globalizado e está devastando não apenas a saúde das pessoas, mas também a saúde das empresas. Enquanto os profissionais da saúde arriscam suas vidas para cuidar e curar as pessoas, nós, profissionais da contabilidade, temos que assumir o papel de médicos das empresas, na linha de frente das medidas para que nossos clientes possam resistir a essa crise, manter os empregos, readequar sua produção à queda da demanda e traçar planos para a retomada, quando tudo isso passar.
Mais do que nunca, a conjuntura atual evidencia que pertencemos a uma categoria profissional essencial para o desenvolvimento econômico, a geração de riquezas, a saúde financeira das instituições e a garantia da transparência das transações, pois em qualquer lugar do planeta, seja em tempos de prosperidade ou, especialmente, em tempos de crise, as empresas, governos e entidades da sociedade civil precisam de gente qualificada para a gestão estratégica de suas contas, de seus custos, dos tributos e para assegurar a lisura da prestação de contas aos acionistas, governos e à sociedade.
Celebramos neste 25 de abril o 94º Dia do Profissional da Contabilidade no país, instituído pelo patrono da nossa classe, João Lyra, no contexto das lutas de regularização e valorização da profissão, que teve entre os pontos altos a obrigatoriedade do registro profissional. “Nada é permanente, exceto a mudança”, disse o filósofo grego Heráclito. Como atual presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, entidade responsável por valorizar o trabalho do profissional contábil em nosso estado – zelando para que a profissão seja exercida apenas por profissionais e empresas registradas e que cumpram as Normas Brasileiras de Contabilidade –, asseguro: trabalhamos incansavelmente pela valorização da classe, alertando para a necessidade de abertura a mudanças, atualização constante e fomentando a oferta de qualificação profissional focada na conversão digital dos negócios contábeis e na atuação do contabilista como conselheiro estratégico para seus clientes, empresas e entidades onde atuam.
Diante desta crise, como a grande maioria de vocês, o CRCPR foi forçado a reorganizar todo o nosso sistema de trabalho para a modalidade home office. Apesar de tudo, essa experiência está sendo muito frutífera. Estamos aproveitando este tempo de recolhimento para intensificar a capacitação de nossos funcionários por canais online e para criar ferramentas para ajudar a classe contábil a atravessar esses tempos difíceis. É o caso do SOS Classe Contábil, série de vídeos que estamos produzindo para levar informação de qualidade sobre as principais questões que atingiram os profissionais da contabilidade e os empresários a partir das medidas tomadas pelos governos para combater a pandemia. Além disso, lançamos a campanha publicitária “Procure um profissional contábil”, direcionada aos empresários, com materiais que os profissionais e empresas contábeis podem utilizar gratuitamente para divulgar seu negócio.
Nesta data simbólica, cumprimento a todos vocês que com coragem, inteligência, talento, mente aberta e trabalho árduo, continuarão sendo indispensáveis para a saúde das empresas, da economia e da sociedade.
Laudelino Jochem
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná