Artigo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Laudelino Jochem

Neste dia 25 de abril, comemoramos o Dia do Profissional da Contabilidade lançando, junto com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e com nossas entidades irmãs, os Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o país, a campanha publicitária Profissional da Contabilidade: todo dia pode contar. As peças abordam diversas situações em que empreendedores e instituições podem contar com nossas habilidades e conhecimentos: para inovar, transformar negócios, potencializar recursos, organizar as finanças, etc. A significativa quantidade de esforços e recursos que o Sistema CFC/CRCs está investindo nessa campanha, ao mesmo tempo que destaca o nosso protagonismo, aumenta a nossa responsabilidade.

Certamente você já ouviu inúmeras vezes que vivemos em um mundo em constante mudança, em uma realidade líquida. Mas já parou para pensar o que isso significa? E quais os impactos na sua realidade profissional e pessoal? Estamos prontos para responder a essas novas demandas? E para nos destacarmos em um cenário em que é preciso mudar constantemente para permanecer relevantes?

Espero que você tenha respondido SIM para todas esses questionamentos, porque no atual contexto, acertos do passado não são mais garantias para o presente e para o futuro.

Como palestrante, percorro todo o Brasil. Como consultor, conheço a fundo uma infinidade de empresas de contabilidade. O que eu vejo é que profissionais de contabilidade e empresas contábeis de sucesso têm uma inabalável disposição para sair da zona de conforto e para realizar entregas com excelência. E acima de tudo, e um enorme senso de autorresponsabilidade, confirmando que, como disse Platão, “vencer a si próprio é a maior das vitórias”.

"Profissionais de contabilidade e empresas contábeis de sucesso têm uma inabalável disposição para sair da zona de conforto e para realizar entregas com excelência. E acima de tudo, e um enorme senso de autorresponsabilidade".
“A humildade é a única virtude capaz de manter alguém no topo”

Além disso, essas pessoas se guiam pela vontade de fazer o bem, agindo de forma ética com os clientes, funcionários e com a concorrência. Aliás, costumo dizer que “a humildade é a única virtude capaz de manter alguém no topo”.

Para muitos pode parecer um desafio gigantesco tornar-se responsável pelo próprio sucesso. Mas eu digo: SIM! Você pode! Mantendo a positividade, fazendo acontecer de forma íntegra e transparente, focando em soluções, e não em problemas, melhorando sua comunicação, se superando, servindo ao próximo, aprendendo continuamente, colocando-se no lugar do outro e, acima de tudo, tomando para si a responsabilidade de decidir o seu próprio caminho.

O poder de ser alguém em quem todo dia a gente pode contar está em nossas mãos.

Parabéns pelo nosso dia!

Laudelino Jochem

Presidente do CRCPR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.