Artigo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Everson Breda Carlin, celebrando o Dia do Profissional da Contabilidade

Neste Dia do Profissional da Contabilidade, celebramos não apenas a data, mas também o nosso trabalho incansável e o papel vital que desempenhamos na sociedade. Neste sentido, sob o lema "Inovação, Sustentabilidade e Objetividade", nossa gestão à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está comprometida em impulsionar não só o desenvolvimento da profissão contábil no estado, mas também o desenvolvimento econômico do nosso país.

Entendemos que inovação é a chave para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança, em que nós, profissionais da contabilidade, temos a responsabilidade de encontrar soluções criativas que nos diferenciem no mercado, aumentem a produtividade e garantam serviços de qualidade para nossos clientes ou empregadores. Por meio da inovação, podemos superar desafios e prosperar em um ambiente cada vez mais competitivo e repleto de incertezas.

Já a sustentabilidade é fundamental para garantir um futuro próspero para as próximas gerações. No âmbito de nossa atuação profissional, o que podemos fazer de concreto para alcançar esse objetivo vai muito além de nos comprometermos em adotar práticas sustentáveis em nossas atividades. Podemos e devemos incentivar também nossos clientes a adotar práticas sustentáveis, mas temos, adicionalmente, o papel de quantificar seu impacto positivo nas empresas e instituições, identificar e registrar essas práticas, para que possam ter seu valor refletido nos negócios e reconhecidos pela sociedade.

Acostumados a lidar com dados como matéria-prima inerente ao dia a dia da nossa profissão, nós possuímos um valioso diferencial em relação a outras atividades: a capacidade de transformar esses dados em informações relevantes para a tomada de decisões. Neste sentido, cultivar a objetividade nos permite ser eficazes, eficientes e transparentes em nossas ações, garantindo que as decisões tomadas a partir do nosso aconselhamento sejam fundamentadas e bem-informadas, tornando a profissão contábil cada vez mais valorizada e prestigiada.

No CRCPR, estamos empenhados em fornecer os recursos necessários para o desenvolvimento e o sucesso da classe contábil em nosso estado. Por meio de cursos, palestras e iniciativas de qualificação, trabalhamos para capacitar nossos colegas para alcançarem seu pleno potencial e contribuírem para o crescimento sustentável do Paraná e do Brasil. Além disso, com as atividades de Registro e Fiscalização, buscamos promover um ambiente profissional e de negócios ético, legal e com igualdade de oportunidades.

Escolhemos o tema "Profissional da Contabilidade: Parceiro que agrega valor" para as celebrações deste 25 de abril, a fim sintetizar nossa missão de sermos verdadeiros parceiros de nossos clientes, agregando valor às empresas e instituições em que atuamos. Que este Dia do Profissional da Contabilidade nos inspire para que possamos continuar honrando essa importante missão e contribuindo para um futuro mais promissor e sustentável para todos.

Assista também na TV CRCPR!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.