Profissional Contábil do Amanhã é apresentado a alunos da UFPR e PUC-PR

Dúvidas e inquietações sobre o mercado de trabalho que nem sempre podem ser respondidas nas salas de aula das faculdades de Ciências Contábeis foram os focos principais das palestras que o professor Laudelino Jochem, empresário contábil e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, apresentou aos estudantes da UFPR (22/8) e PUC-PR (24/8), em Curitiba, no âmbito do programa Profissional Contábil do Amanhã: CRCPR de Olho em Você.

"O que eu preciso fazer para entrar no mercado de trabalho de contabilidade?", perguntam-se os estudantes. "O primeiro passo é obter aprovação no exame de suficiência", esclarece Jochem. "Para exercer a profissão, é obrigatório registrar-se junto ao CRCPR, e a aprovação no exame é requisito para obtenção do registro", informa.

Depois de traçar um panorama histórico sobre a profissão, mostrou que o mercado vive a era do conhecimento e que o mundo empresarial vem valorizando cada vez mais o profissional contábil que estuda continuamente para se manter atualizado e capacitado a fornecer aos empresários consultoria estratégica para a tomada de decisões.

Para Cassiano Alves Fabri, aluno do curso de Ciências Contábeis da UFPR, “a palestra do professor Laudelino foi muito esclarecedora e me trouxe muita motivação”. “Ele incentivou a continuidade do nosso trabalho para auxiliar no crescimento de nossos alunos”, disse a professora Mayla Cristina Costa, coordenadora do curso de Contábeis da instituição. Na avaliação de Guilherme Pelanda, diretor executivo do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFPR e Membro da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CRCPR (CJLC), a palestra consolida a parceria entre o Conselho e a comunidade acadêmica. “Foi de extrema importância a presença do professor Laudelino em nossa universidade, pois além de debater os desafios atuais da profissão contábil, também trouxe à tona um assunto essencial: a busca pelo conhecimento e como devemos nos planejar para alcançá-lo”.

O coordenador da CJLC, contador Everaldo Bonsenhor, que também esteve presente à palestra, considera que a aproximação do CRCPR das universidades é de fundamental importância à classe contábil, uma vez que as mudanças são muito rápidas e o estudante precisa estar integrado com seu CRC mesmo antes de concluir o curso. “É preciso apostar cada vez mais na renovação, em especial no futuro profissional da contabilidade”, pondera.

Ex-aluno de Contábeis da “Federal”, Jochem confessou ter se emocionado ao ministrar a palestra: “Para mim foi um privilégio retornar à UFPR e reencontrar os professores que me acolheram há alguns anos e me propiciaram uma carreira de sucesso dentro da profissão contábil”.

Na PUC-PR, no dia 24, a acolhida às informações e dicas do professor Laudelino também foram entusiasmadas, como demonstrou o professor Everaldo Pereira: “a palestra foi de grande valia para professores e alunos para entender a importância real da profissão contábil, em especial a evolução que está ocorrendo nos últimos anos”.

John Henrique Vieira, aluno do 4º Período, disse que adorou a palestra: “Cada vez que assisto a uma palestra do professor Laudelino, tenho mais convicção que vou me tornar um profissional de sucesso dentro da contabilidade”. Sua opinião não difere da de seu colega, Felipe A. dos Anjos: “A palestra muito boa e estimulante. Fiquei muito feliz em ver as perspectivas que a profissão contábil tem no Brasil e no mundo. Isso me deixou ainda mais motivado a seguir em frente”.

Ainda hoje (1°/9), Jochem fará uma apresentação aos alunos da Faculdade da Industria – IEL – Sistema FIEP, às 19h30m, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na Rua Veríssimo Marques, 699, Centro.