A cidade de Paranaguá sediou as reuniões regimentais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) do mês de outubro. A 242ª Reunião Plenária do TRED/CRCPR e a 1.393ª Reunião Plenária do CRCPR aconteceram na manhã de sexta-feira, 27, no auditório do Palácio Taguaré, no Porto de Paranaguá, e foram abertas à participação da comunidade contábil de todo o litoral.

Conduzidas pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, as reuniões contaram com a participação de conselheiros, funcionários e integrantes do Conselho Diretor, do delegado representante do CRCPR em Paranaguá, Everaldo Bonsenhor, do presidente do Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense - Sincolpar, Elisandro Henrique Leonardi, do vereador Luizinho Maranhão, além de outras lideranças da classe contábil, de estudantes e de profissionais da contabilidade locais.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Laudelino deu posse à conselheira suplente Roseli de Souza Ruiz, que substituiu o conselheiro Francisco Savi nessa reunião, e agradeceu ao Porto de Paranaguá por ceder o auditório.

Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor, realizadas no dia anterior. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR nas áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como as atividades do mês, tendo sido aprovados o Plano de Contratações Anual (PCA), a Proposta Orçamentária e o Plano de Trabalho para o próximo exercício.

Homenagem CRCPR 50+

A partir da esquerda: Everaldo Bonsenhor (delegado representante do CRCPR em Paranaguá); Anselmo Pedrangelo (vice-presidente de Registro em exercício); Eunice Maria Cavali Duarte (vice-presidente de Controle Interno); Laudelino Jochem (presidente); o homenageado, Arnaldo Moscardi; Everson Luiz Breda Carlin (vice-presidente de Administração e Finanças); Elisandro Henrique Leonardi (presidente do Sincolpar); Danilo Alves Grani (vice-presidente e em exercício de Desenvolvimento Regional); Jefferson Paulo Martins, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina); e Narciso Dóro Júnior (vice-presidente de Relações Sociais).

Pelos seus mais de 50 anos de registro ativo e de bons serviços prestados à comunidade empresarial de Paranaguá e região, o profissional contábil Arnaldo Moscardi, registrado desde abril de 1973, foi indicado para receber a homenagem do Programa 50+ do CRCPR. A honraria celebra os profissionais contábeis do Paraná que acumulam mais de 50 anos ininterruptos de registro ativo e prática contábil ilibada, com o propósito de reconhecer e valorizar aqueles que dedicaram suas vidas com, mérito e comprometimento, à contabilidade.

Ao ser chamado à mesa dos trabalhos pelo presidente Laudelino, Moscardi ficou bastante surpreso e emocionado.

"Eu realmente não esperava por isso, mas fico muito honrado em receber essa homenagem. Dediquei praticamente a minha vida inteira a essa profissão, trabalhando humildemente e procurando fazer sempre o meu melhor", disse.

Conselheiros e convidados também se emocionaram, e se sucederam ao microfone enaltecendo a dedicação e a conduta do profissional.

"Um exemplo para todos nós. Espero um dia também poder me orgulhar de uma trajetória de conduta irreparável", resumiu o conselheiro Danilo Grani.

É importante destacar que essa homenagem por longos anos de dedicação à profissão contábil não é concedida automaticamente. Ela resulta de solicitações feitas pelos próprios profissionais, colegas, funcionários, clientes ou familiares, que reconhecem a importância e o exemplo que esses experientes profissionais acumulam, sendo por isso laureados em suas  áreas de atuação. Para iniciar o processo, é necessário protocolar o pedido, acompanhado de um breve currículo, em uma das unidades do CRCPR, ou enviá-lo para o e-mail secretaria@crcpr.org.br. Vale ressaltar que o indicado deve estar com seu registro ativo e em conformidade com as normas do CRCPR, além de não ter litígios pendentes, não ter tido litígios resolvidos contra o CRCPR nos últimos dez anos nem ter sofrido qualquer tipo de sanção disciplinar transitada em julgado nos últimos cinco anos. A aprovação da indicação e a definição da data da sessão de homenagem ficam a cargo do Plenário do CRCPR.

O presidente Laudelino destacou a recente auditoria da Divisão de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade, em que os procedimentos adotados pelo CRCPR foram amplamente elogiados. "Nossas práticas inovadoras, como o uso de robôs e inteligência  artificial, as aberturas de fiscalização, os Plantões Fiscais Itinerantes, eventos de Bate-Papo com a Fiscalização, enfim, o conjunto da nossa atuação como órgão fiscalizador foi destacado como modelo para todos os CRCs", disse, cumprimentando o vice-presidente Jefferson Paulo Martins e toda a equipe dessa Divisão. Falou ainda sobre o processo eleitoral que renovará, no próximo dia 13 de novembro, 1/3 dos plenários de todos os CRCs do Brasil, enfatizando a importância da participação dos profissionais da contabilidade:

"Aqui no Paraná teremos chapa única. Isso significa que a classe contábil do nosso estado reconhece o bom trabalho que vem sendo realizado, mas também que estamos conseguindo promover a união das entidades contábeis. Em muitos estados acontecem disputas acirradas entre grupos de representantes e a gente percebe que isso só enfraquece a classe. Aqui nós procuramos promover o diálogo, dar espaço para todos e acolher as demandas, o que nos possibilita encontrar soluções conjuntas", enfatizou.

A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece em Curitiba, no dia 24 de novembro, a partir das 8h.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.