Iniciaram hoje, dia 20, as provas do 18º Exame de Qualificação Técnica – Auditoria, que ocorrerão entre os dias 20 e 23 de agosto. Na mesma semana, no dia 24, acontece também o 2º Exame de Qualificação Técnica – Perito Contábil. A sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) é um dos locais de prova destes exames, que serão realizados em todo o país.

Exame 20-08 v2.JPG

Os Exames de Qualificação são voltados para profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, que exercem ou pretendem exercer a atividade de auditoria independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo. As provas são escritas, contemplando questões para respostas objetivas e questões para respostas dissertativas; e avaliam o conhecimento e a competência técnico-profissional dos profissionais. O candidato será aprovado se obtiver, no mínimo, 60% dos pontos das questões objetivas e 60% dos pontos das questões dissertativas previstos para cada prova.

DSC_0006 (2).JPG

No Exame de Qualificação Técnica serão aplicadas as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG) para atuação em entidades em geral, no dia 20; e provas específicas para atuação em instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – no dia 21; instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) – no dia 22; e em sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) – no dia 23. A aprovação na prova de Qualificação Técnica Geral assegura ao contador o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade(CFC).

Já a aprovação na prova de Qualificação Técnica para Perito Contábil assegura ao contador o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares das questões objetivas serão divulgados no portal do CFC, no endereço www.cfc.org.br, até 15 dias após a data de realização da última prova. Os gabaritos definitivos serão publicados após a conclusão do julgamento dos recursos em primeira instância.

Relação de Aprovados

A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) até 75 dias da data de realização das provas.

Para consultar os editais 2018, acesse:

Edital 18º Exame de Qualificação Técnica - 2018

Edital2º Exame de Qualificação Técnica para Perícia Contábil - 2018

Para saber mais sobre os Exames:

Consulte a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PA 13 (R2), NBC PP 02 e Instrução Normativa CVM nº 591/17; ou acesse o site do CFC.

*O contador, que estiver registrado, até 31 de dezembro de2016, no CNPC, não necessita submeter-se a realização da prova específica para Perito Contábil, de que trata esta norma, observado o disposto na Resolução CFC n.º 1.502/16.