Professor da FAE lança livros de contabilidade

O professor Érico Eleutério da Luz está lançando dois livros de contabilidade: “Contabilidade Corporativa” e “Contabilidade Tributária”, ambos pela Editora IBPEX, direcionados a estudiosos, estudantes, professores e profissionais da área contábil.

“Com as constantes transformações ocorridas no mercado, as empresas dependem cada vez mais da precisão de suas informações internas para antecipar decisões, minimizar custos e riscos e, sobretudo, transformar oportunidades em negócios”, comenta o autor sobre o primeiro título - “Contabilidade Corporativa”. A obra demonstra como uma visão integrada de gestão, planejamento, tecnologia e das áreas fiscal, financeira e de contabilidade pode garantir não só o crescimento e o desenvolvimento de uma organização, mas também sua sobrevivência no mercado.

Já o segundo - Contabilidade Tributária – procura responder questões como o que é contabilidade tributária, quais são os princípios e normas da legislação tributária, o que são tributos, quais os aspectos contábeis e fiscais que envolvem a contabilidade tributária, como declarar impostos e obter lucratividade para a empresa. “O controle estatal sobre a arrecadação está se aprimorando a passos largos, com a informatização de controles e informações sobre contribuintes e tributos. É imprescindível, portanto, que o gestor tributário entenda do negócio com o qual está envolvido e tenha uma considerável compreensão da contabilidade societária e dos efeitos tributários das operações”, afirma o autor, que é professor de disciplinas de Contabilidade e Direito em diversas instituições de ensino e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAE.