O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou na manhã desta terça-feira (19), a capacitação da Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar), promovida pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), denominada Processo Eletrônico de Registro de Empresas

Curso Jucepar Processo Digital 19-11-19 (16) (Médio).JPG

O evento contou com cerca de 170 participantes e teve como objetivo detalhar a forma atual de registro integrado e eletrônico de empresas, utilizando o portal Empresa Fácil Paraná para demonstração de passo a passo de registro eletrônico empresarial, além de apresentar algumas importantes funcionalidades disponíveis no site do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do qual emana a regulamentação do registro empresarial.

Curso Jucepar Processo Digital 19-11-19 (5) (Médio).JPGA abertura foi realizada pelo presidente do CRCPR e também da Jucepar, Marcos Rigoni, que destacou em sua fala os avanços obtidos ao longo deste ano na melhoria dos serviços prestados pela autarquia estadual de registro de empresas. "Tivemos ao longo deste ano inúmeras mudanças na lesgislação que nos obrigaram a realizar adaptações que não haviam sido planejadas quando assumimos o desafio de presidir a Jucepar", disse. "Mesmo com dificuldades imensas diante de nós, como uma estrutura arcaica, falta de funcionários e difuculdades para contratação por sermos um órgão público, conseguimos em dez meses a façanha de sair da última posição do ranking de eficiência das Juntas Comerciais da Receita Federal para uma das três melhores do País, o que é motivo de grande orgulho, pois sabemos o que isso representa em termos de melhoria da prestação de serviços aos nossos maiores usuários, que são vocês, profissionais da contabilidade", prosseguiu Rigoni. "Em nome dos presentes, quero agradecer o apoio da classe contábil do nosso estado e dizer que estamos abertos a ouvir vocês, para que promover a melhoria contínua dos nossos serviços e prosseguir contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios no Paraná", finalizou.

Curso Jucepar Processo Digital 19-11-19 (8) (Médio).JPGNa sequência, Gilson Strechar, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) e representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) no Colégio de Vogais da Jucepar, falou sobre a completa transformação ocorrida no registro de empresas nos últimos cinco anos, iniciada com o processo de implantação do Empresa Fácil, até o Processo Eletrônico. "Construí minha carreira como contador sempre atuando na área de legalização de empresas e pude acompanhar de parto, desde que passai a atuar como vogal da Junta a transformação completa ocorrida, especialmente nos últimos cinco anos, quando teve início a implantação do Empresa Fácil. Podemos fazer um paralelo entre essa grande transformação do processo em papel para o digital como o que aconteceu

Curso Jucepar Processo Digital 19-11-19 (21) (Médio).JPG

anteriormente com o Imposto de Renda. Primeiro a gente preenchia o formulário em papel, depois, veio a época em que entregávamos o disquete na Caixa Econômica Federal, até chegarmos no padrão atual, em

estamos enfrentando algumas dificuldades de adaptação ao processo eletrônico nesse começo, mas não tem volta", assegurou.que fazemos tudo pela internet. Ninguém quer voltar para trás. O mesmo acontece com o registro de empresas. É claro que

Encerrando a programação, a gestora de TI da Jucepar e do Sistema Empresa Fácil, Marília de Paula, ministrou o treinamento sobre o "Manual de Procedimentos", mostrando tela a tela as principais mudanças e os erros mais comuns que atrasam a tramitação dos processos.

Os certificados de participação já estão disponíveis na área restrita do site do CRCPR. O evento foi gravado e em breve estará disponível no canal CRCPR Play, no youtube. O evento foi realizado com o apoio do CRCPR, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR), do Sescap-PR, do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitanda (Sicontiba) e do Instituto Paranaense de Mulher Contabilista (IPMCont).