Prioridade para o CRCPR e a Secretaria de Educação da capital, prestação de contas do 3º Setor motiva evento de capacitação em setembro

A prestação de contas das entidades do Terceiro Setor norteou a conversa entre a presidente do Conselho de Contabilidade do Paraná, Lucelia Lecheta, e Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, na manhã da última terça-feira, 29, no gabinete da secretária de Educação de Curitiba. Na ocasião, Roberlayne foi convidada a participar do 1º Fórum Paranaense do Terceiro Setor, no dia 24 de setembro, na sede do CRCPR.

Narciso Doro Jr., Itália Bettega Joaquim, Roberlayne Roballo, Lucelia Lecheta, Hugo Catossi e Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho.

Roberlayne Roballo recebeu de Lucelia Lecheta materiais de divulgação do CRCPR.

A titular da pasta relatou a Lucelia que se preocupa especialmente com as 81 creches conveniadas ao governo municipal - enquadradas como Terceiro Setor -, pois elas carecem, por razões de ordem legal e técnica, de mão de obra especializada para realizar as prestações de contas da maneira adequada, garantindo o correto trâmite da documentação interna e até a organização dos arquivos.

Ponto importante desta questão, lembrou o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Jr., que acompanhava Lucelia, é a certificação Cebas, emitida para entidades beneficentes das áreas de educação, saúde e assistência social, e que permitiria às creches ainda não certificadas solicitar junto à Receita Federal a isenção da cota patronal das contribuições.

O assunto, acrescentou a presidente, estará entre as abordagens do fórum, que terá palestras sobre contabilidade e auditoria, tributação e a aplicação do eSocial para o Terceiro Setor. Por meio do conteúdo relacionado à prestação de contas, o evento visa munir o público com informações que elucidem os direitos e deveres das entidades do Terceiro Setor.

Em parceria com outras entidades, o CRCPR e a Secretaria da Educação planejam lançar, em breve, uma cartilha sobre o tema, a fim de facilitar a disseminação de conhecimento sobre o assunto por todo o Estado.

Na ocasião, Lucelia entregou a Roberlayne exemplares da Folha do CRCPR, o Balanço Socioambiental 2013 do conselho e a cartilha O Rei da selva virou o rei da cidadania.

Participaram também do encontro, o diretor operacional do CRCPR, Hugo Catossi, o superintendente executivo da secretaria, Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho, e a assessora de convênios do órgão, Itália Bettega Joaquim.

Fórum do Terceiro Setor: inscrições abertas

O Fórum Paranaense do Terceiro Setor é a uma realização do CRCPR, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS) e OAB-PR. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site do conselho.

Confira a programação completa e inscreva-se aqui.