Primeiros Passos: projeto aproxima CRCPR da nova geração de empresários contábeis

Quem abre as portas de uma empresa contábil está pondo à prova sua aptidão para a vida de empresário e gestor. Empreender é uma atitude que requer conhecimento, disciplina e, sobretudo, informação. Nesta fase, os profissionais da contabilidade que se tornam donos do seu próprio negócio podem contar com a orientação do projeto Primeiros Passos com o CRCPR, voltado a jovens em início de carreira e estudantes de Ciências Contábeis.

Lançado em maio de 2012, em Apucarana, o programa já percorreu inúmeras universidades por todo o Paraná. A cada encontro, representantes do CRCPR procuram levar esclarecimentos sobre aspectos que envolvem ética profissional, educação continuada, fiscalização e atuação das entidades de classe. Esses e outros temas têm sido trabalhados na atual e segunda fase do projeto, dedicada às novas empresas contábeis estabelecidas no Estado.

Karen Bueno, de Jacarezinho: “É uma mudança radical passar de colaboradora à empresária".

“Essas visitas, realizadas pelos inspetores fiscais do Conselho, são agendadas antecipadamente e não tem qualquer cunho fiscalizatório. A conotação do Primeiros Passos é de orientação, esclarecimento”, enfatiza a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta.

A contadora Karen Rodrigues de Moraes Bueno, 30, está entre as empreendedoras do ramo contábil que conversou recentemente com o fiscal do CRCPR Ronaldo Alcântara, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro paranaense.

Formada em Ciências Contábeis desde 2004, Karen trabalhou em dois escritórios de contabilidade, nas áreas fiscal e contábil, e numa multinacional por quase quatro anos, nos mesmos setores, antes de abrir sua própria empresa, há sete meses. “É uma mudança radical passar de colaboradora à empresária, da visão superficial para a visão crônica, acompanhar de perto o crescimento do meu empreendimento, em todos os aspectos”, diz.

Ela questionou o fiscal a respeito dos serviços prestados pelo CRCPR, em especial sobre a dinâmica da Fiscalização. Alcântara falou ainda sobre o funcionamento do Sistema CFC/CRCs, peculiaridades da rotina de uma empresa contábil, canais de comunicação do CRCPR, contribuição sindical e desenvolvimento profissional.

Otimista quanto às perspectivas futuras como empresária, Karen conta que se sente feliz e satisfeita com sua escolha profissional: “Amo a minha profissão. Gosto de estar por dentro das alterações na legislação para poder instruir meu cliente”.

À contadora, foram entregues exemplares do Código de Ética Profissional e das cartilhas O Rei da Selva virou o Rei da Cidadania; e Orçamento Familiar, editadas pelo CRCPR. Karen recebeu ainda o livro Imposto de Renda – Contribuições administradas pela Receita Federal e Sistema Simples.