Primeiros Passos: Presidente Lucélia conversa com estudantes em Curitiba, Maringá e Irati

Promover a aproximação e o diálogo entre estudantes de Ciências Contábeis e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está entre as marcas do primeiro ano de gestão da presidente Lucélia Lecheta, primeira mulher a assumir o posto desde a fundação do CRCPR, em 1946.

No último dia 5 de novembro, segunda-feira, ela esteve na Faculdade Estácio, em Curitiba, onde apresentou aos acadêmicos as propostas do projeto “Primeiros Passos com o CRCPR”, idealizado com foco no público universitário e recém-formado.

Lucélia Lecheta em Irati, no XXII IRACONT.

Público do XXII IRACONT, em Irati.

O “Primeiros Passos”, explica Lucélia, atua com a disseminação de informações em quatro frentes que se complementam: o papel da fiscalização, ética profissional, educação continuada e atuação das entidades contábeis: “Estar bem informado a respeito desses assuntos é imprescindível para o início da carreira. Nosso objetivo é evitar desvios éticos que mancham a imagem do contabilista e preservar a credibilidade da classe contábil paranaense”, comenta a presidente.

Além do "Primeiros Passos", Lucélia comentou sobre a estrutura e as funções do CRCPR, os números dos últimos Exames de Suficiência, e as principais alterações trazidas pela Lei 12.249/2010, que instituiu a obrigatoriedade do Exame de Suficiência na área contábil. A palestra na Estácio contou com a presença do presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon.

Apresentação do projeto na FCV, em Maringá.

Em Maringá, ela foi recebida pelos alunos da Faculdade Cidade Verde (FCV), por ocasião do Encontro de Ciências Contábeis da FCV (ENCICON). Lucélia participou do último dia do evento, realizado entre 22 e 25 de outubro no Espaço Cultural Shopping Mandacaru Boulevard e no campus sede da FCV.

Ela esteve também no encerramento do XXII IRACONT, a Semana de Estudos da Contabilidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste, a Unicentro, em Irati, realizada entre 24 a 28 de setembro. Na ocasião, entregou certificados aos melhores alunos do Curso de Ciências Contábeis formados pela instituição em 2011. Para ver mais fotos deste evento, clique aqui

Em Irati, Lucélia entregou certificados aos melhores alunos formados em 2011 pela Unicentro.

Presidente entrega certificado a estudante no XXII IRACONT.

Nesses encontros, conta a presidente, ela tem enfatizado ainda as perspectivas da contabilidade no cenário atual. “Os estudantes se preparam para atuar em uma das profissões mais promissoras do momento. As oportunidades são imensas para aqueles que estiverem melhor preparados e dispostos a aprender continuamente”, reflete.

Com a palavra, os futuros contadores

“A palestra nos ajudou a entender um pouco da vivência da realidade, o que é o CRCPR, sua função e estrutura. Pudemos ter uma noção de quantos contadores existem hoje no Brasil e no nosso Estado. Mostrou o quanto nossa profissão é importante e o quanto está sendo valorizada.” Patrícia Dapper de Mello – Aluna do 3º período de Ciências Contábeis da Estácio de Curitiba.

“Achei que a palestra foi bastante interessante, principalmente por ter esclarecido dúvidas em relação ao Exame de Suficiência, e até mesmo em relação às funções cabíveis ao CRCPR. (...) Dessa forma, podemos conhecer um pouco mais sobre a profissão que escolhemos e como está sua representação dentro do mercado de trabalho tanto no Paraná, quanto no Brasil. Muito legal a proposta do CRC para o cadastro de alunos e essa interação que o Conselho está iniciando com as faculdades. Acredito que esclarecerá muitas dúvidas e ainda ajudará os alunos a terem um melhor desempenho educacional e profissional.” Jaqueline Ferrarini Klemba – Aluna do 3º período de Ciências Contábeis da Estácio de Curitiba.