Primeiros Passos fortalece diálogo entre CRCPR e novos escritórios contábeis

A repercussão do projeto Primeiros Passos com o CRCPR tem superado as expectativas de quem se envolveu com a criação e o desenvolvimento do programa, lançado há um ano em Apucarana. Debruçados sobre a iniciativa, inspetores fiscais do Conselho colocam em prática a segunda fase do projeto, dedicada à interação entre o CRCPR e os novos profissionais. A etapa atual já começou e consiste em visitas agendadas a novos escritórios contábeis estabelecidos no Paraná. Importante frisar: esses encontros não tem qualquer conotação fiscalizatória.

Vera Lúcia e José Carlos Lada.

“É muito gratificante saber que a ‘nova guarda’ da contabilidade paranaense tem nos recebido de portas abertas, disposta a dialogar sobre aspectos fundamentais da profissão com o CRC”, comemora a presidente Lucélia Lecheta. Desde maio de 2012, ela percorre o Estado para se encontrar com estudantes de Ciências Contábeis. Junto dos recém-graduados na área, os acadêmicos formam o público prioritário do projeto.

Em Curitiba, capital do Estado, os sócios José Carlos Lada e Vera Lúcia Lada, casados, ele contador e ela técnica em contabilidade, receberam em maio o fiscal Iran Cordeiro nas dependências do escritório que dirigem no bairro Cachoeira, o JC Lada Contabilidade. Em pouco mais de uma hora, eles conversaram sobre as atribuições do CRCPR, as funcionalidades do site, as atividades desenvolvidas pelo Conselho e a organização do Sistema CFC/CRCs. O casal Lada, explica Cordeiro, procura atender um nicho específico de mercado: o foco deles é o Terceiro Setor.

Franciele Lazarotto, contadora do escritório Confiance, no Tatuquara, também recebeu a visita do Primeiros Passos, ocasião em que falou sobre seus objetivos profissionais e a importância de desenvolver suas atividades pautada pelos princípios éticos norteadores da profissão contábil, conferindo credibilidade, confiança e qualidade ao trabalho prestado aos clientes. Otimista quanto às perspectivas atuais e futuras da profissão, “Franciele sugeriu ao CRCPR atuar firmemente junto aos alunos em formação e no envolvimento da classe contábil em torno dos grandes temas nacionais”, relatou Cordeiro.

Franciele Lazarotto.

Edson J. Hurmus, da Hurmus e Moreira Contadores Associados, localizado no bairro Vila Izabel, esteve com o fiscal no início de maio. Assim como os colegas de profissão, ele conversou com Cordeiro sobre diversos assuntos, expondo sua impressão a cerca de questões como a fiscalização, o funcionamento do Conselho e seus canais de comunicação.

Em todas as ocasiões, foram entregues materiais de divulgação e de orientação do CRCPR.

Edson Hurmus.