Primeiros Passos é levado aos novos escritórios contábeis

Já apresentado a grande número de estudantes de Ciências Contábeis, em todo o estado, o programa Primeiros Passos com o CRCPR iniciou em novembro último uma segunda fase com a finalidade de alcançar também os novos profissionais que estão constituindo escritório.

Concebido como uma estratégia de investimento no profissional do futuro, o Primeiros Passos foi lançado, em maio de 2012, nas cidades de Apucarana e Rolândia. O objetivo - disse a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, na ocasião - é orientar esses dois segmentos da classe contábil, em relação a assuntos como valorização e postura profissional, ética, atualização, participação nas entidades, programas e eventos direcionados à classe, e outras.

Visita do Primeiros Passos a escritório contábil de Curitiba.

Em maio, presidente do CRCPR apresentou o projeto a estudantes de Foz do Iguaçu.

O programa, que tem tido excelente receptividade entre os estudantes, volta suas ações, agora, para os novos escritórios contábeis estabelecidos no Paraná. As visitas foram iniciadas em novembro, em Curitiba. Esse trabalho vem sendo realizado por fiscais do CRCPR, mas - é importante frisar - não tem nenhuma conotação fiscalizadora. O diferencial é o foco da visita: "O fiscal que, de praxe, visita os profissionais em períodos específicos para verificar a regularidade da documentação contábil, desta vez estará na empresa para uma conversa amena de orientação, esclarecimento, a fim de dirimir as dúvidas do contabilista e ajudá-lo nesse início de carreira", explica Lucélia Lecheta. "É uma oportunidade também para ouvirmos as expectativas desses contabilistas empreendedores em relação à profissão", acrescenta o gerente da Fiscalização, Dirceu Zonatto.

Os encontros com os novos contabilistas são especialmente oportunos para a identificação de algumas peculiaridades e anseios de quem está começando: um deles contou que planeja especializar seu escritório no atendimento a organizações do Terceiro Setor. Outro profissional revelou que o número de clientes de seu escritório próprio em Curitiba ainda é baixo. Sendo assim, ele mantém uma dupla rotina, pois continua empregado de uma empresa de grande porte.

Apresentação do Primeiros Passos em Cascavel, no mês de agosto.

Acadêmicos de Curitiba acompanham palestra sobre o Primeiros Passos, em agosto.

O feedback recebido de alguns contabilistas indica a sintonia do Primeiros Passos com seu público-alvo: "Ressaltamos nosso total apoio ao projeto, visto que promove uma interação entre o CRCPR e os profissionais da área contábil. Os temas abordados no check-list dimensionam os desafios da classe contábil diante das constantes mutações tributárias, econômicas e sociais na Era da Informação", escreveu por e-mail Davi Hauer, integrante de um dos empreendimentos visitados.