“Primeiros Passos com o CRCPR” orienta novos empresários contábeis em Curitiba

Quais são as aspirações de quem decide se tornar um empresário contábil? Que dúvidas passam pela cabeça do jovem empreendedor ao apostar no seu próprio negócio? Está preparado o contabilista novato para gerir o cotidiano de uma empresa, dirimir conflitos e tomar decisões estratégicas? Questões como estas ganham ênfase na atual e segunda fase do “Primeiros Passos com o CRCPR”, projeto focado nos estudantes e profissionais em início de carreira.

Nesta etapa, os novos empresários do ramo contábil recebem orientação de fiscais do Conselho a respeito de temas que envolvem desde os procedimentos básicos a serem observados no dia-a-dia do escritório até a dinâmica de funcionamento do Sistema CFC/CRCs – formado pelo Conselho Federal e 27 conselhos regionais de contabilidade –, os serviços disponíveis no site do CRCPR, a fiscalização periódica, etc. Sem qualquer conotação fiscalizatória, os encontros são previamente agendados conforme a disponibilidade dos contabilistas.

Gisele Maria Cirilo, contadora, recebeu a visita do Primeiros Passos em novembro.

Na primeira quinzena deste mês, ao menos cinco empreendimentos abriram as portas para o programa Primeiros Passos em Curitiba. A contadora Gisele Maria Cirilo faz parte do grupo de gestores visitados neste período. Ela contou ao fiscal Rafael Amaral que participa com frequência de cursos para se atualizar acerca das mudanças na legislação pertinente à área contábil. Esteve, por exemplo, no treinamento sobre o eSocial realizado recentemente na capital pelo CRCPR.

Em outra empresa, Cleuza Demgenski Wolff e Klaiton Wolff da Silva, ambos contadores, conversaram com o fiscal, dentre outros assuntos, sobre a dificuldade enfrentada na prospecção de novos clientes e disseram apostar na boa qualidade dos serviços prestados, com preço justo, ao invés de cobrar valores abaixo da média de mercado - prática que, como lembra a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, desmoraliza tanto a contabilidade como os profissionais contábeis. Os dois acreditam que as ações do Primeiros Passos podem conscientizar os colegas de profissão neste sentido, afinal, a valorização que tanto almeja precisa partir da própria classe.

Os contadores Camilo Gasoli Parizotto e Consuelo Aparecida Parizotto também enalteceram a proposta do Primeiros Passos de levar informação dirigida até os novos empreendedores, especialmente sobre a responsabilidade pela qual responde o profissional da contabilidade, perante o órgãos oficiais, a cada serviço prestado. A iniciativa, para eles, contribui para o reconhecimento dos profissionais contábeis por parte da sociedade.

Cleuza Demgenski Wolff e Klaiton Wolff da Silva.

Camilo Gasoli Parizotto e Consuelo Aparecida Parizotto.

Para Sandra Dallacourt – que atua ao lado de Alexandre Herculano S. Cleve – a visita de Rafael ajudou a esclarecer algumas mudanças trazidas pela convergência das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional, ou IFRS, como a obrigatoriedade de inclusão das Notas Explicativas no livro diário, independente do porte ou regime tributário adotado.

O contrato de prestação de serviços contábeis esteve em pauta na visita feita a Gustavo Baldanzi, que trabalha junto de Joyce Cristina Vilela Gransotti. O contador pretende especializar seus serviços para um nicho específico de mercado, a fim de atender clientes de um mesmo ramo. O contrato, explicou Rafael, é obrigatório e o ajudará a dirimir possíveis dúvidas que venham a surgir no decorrer do período contratado por ambas as partes.

Sandra Dallacourt e Alexandre Herculano S. Cleve.

Gustavo Baldanzi.