Primeiro exame de suficiência de 2011 será dia 27 de março

O Conselho Federal de Contabilidade marcou para 27 de março de 2011 o primeiro exame de suficiência regido pela Lei 12.249/2010, que alterou o Decreto-Lei 9295/46. As inscrições serão efetuadas no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (www.fbc.org.br) e nos sites dos Conselhos Regionais de Contabilidade de cada estado, no período de 10 de janeiro de 2011 a 11 de fevereiro de 2011. As provas serão aplicadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), nas mesmas datas e hora em todo o território nacional. A relação dos aprovados será divulgada até 60 dias da data do exame.

A partir de agora, um dos requisitos para a obtenção ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o exame tem por objetivo comprovar conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade.

Haverá portanto duas modalidades de provas: uma para bacharéis em Ciências Contábeis e outra para técnicos em Contabilidade. Somente poderão se inscrever candidatos que tenham efetivamente concluído estes cursos.

As provas serão compostas cada uma de 50 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, numeradas de 1 a 50, abrangendo, a de técnico, as áreas de: a) Contabilidade Geral; b) Contabilidade de Custos; c) Noções de Direito; d) Matemática Financeira; e) Legislação e Ética Profissional; f) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; g) Língua Portuguesa Aplicada; e a de bacharel: a) Contabilidade Geral; b) Contabilidade de Custos; c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público; d) Contabilidade Gerencial; e) Noções de Direito; f) Matemática Financeira e Estatística; g) Teoria da Contabilidade; h) Legislação e Ética Profissional; i) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade j) Auditoria Contábil; k) Perícia Contábil; l) Controladoria; m) Língua Portuguesa Aplicada.

Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em vigência até 90 dias antes da aplicação das provas.

Informações completas sobre o exame no edital publicado no site do CRCPR www.crcpr.org.br em Registro ? Exame de suficiência ? edital.