Presidentes e vice-presidentes de CRCs debatem como melhorar a gestão do sistema

“Para que as funções de gestão sejam executadas a contento deve-se estabelecer um modelo que, ao se utilizar de uma abordagem sistêmica, leve em consideração as dimensões de pessoas, estruturas, processos, projetos e estratégias”. Esse foi um dos conceitos debatidos no Seminário de Gestão do Sistema CFC/CRCs, de 21 a 23 de março, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, com a finalidade de melhorar a gestão do sistema cuja responsabilidade é dos conselheiros eleitos pela classe contábil.

Participaram do evento os presidentes e vice-presidentes dos regionais e do CFC. A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, estava acompanhada dos vice-presidentes de Administração, Marcos Rigoni de Mello; de Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn; de Fiscalização, Jovane dos Santos Borges; de Registro, João Gelásio Weber; de Controle Interno, Antônio Augusto Godoi de Oliveira; de Desenvolvimento Regional, Mauro Luís Moreschi; de Relações Sociais, Armando Santos Lira; da Câmara Técnica, Fernando Borazo Ribeiro e do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo. Presente também o conselheiro do CFC, representante do Paraná, Luís Carlos de Souza.

Fazendo um breve balanço, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, afirmou na abertura que o biênio 2010/2011 foi pautado em cinco pilares: As Normas Internacionais de Contabilidade, as Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, a formação continuada, o perfil profissional e gestão por modelo participativo. Já para o biênio 2012/2013, a ênfase será um conjunto de projetos com o objetivo de elevar a classe contábil aos mais altos patamares de união, crescimento e valorização.

"Queremos abrir espaços para que o Sistema CFC/CRCs, de forma conjunta e coordenada, transmita à sociedade mensagens sobre o atual papel da Contabilidade, que vive momento de importante evolução, seja em âmbito nacional ou internacional. A sociedade brasileira ainda não conhece bem a realidade que estamos vivenciando, por isso queremos transmitir, por meio de um grande conjunto de ações, informações sobre a verdadeira imagem da nossa profissão", sublinhou o presidente do CFC.

Na pauta do seminário, desenvolvida ao longo dos três dias, constaram ainda discussões sobre os grandes eventos a serem realizados em 2012 e no próximo ano, como o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), de 26 a 29 de agosto próximo, em Belém (PA); o projeto “2013 – Ano da Contabilidade”; o III Congresso Luso-Brasileiro de Contabilidade, também em 2012; e o XII Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino (Prolatino), em 2013, cuja cidade-sede será conhecida nas próximas semanas.

Outros assuntos abordados foram o mestrado e doutorado em contabilidade, o exame de suficiência, o balanço socioambiental, a campanha do Dia do Contabilista, o projeto Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (Doar), lançado em outubro de 2011, e em fase de desenvolvimento pelo CFC, pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e pela Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis).

Na avaliação da presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, “o seminário foi extremamente proveitoso, pela amplitude e profundidade dos assuntos analisados, intensidade da troca de informações e alinhamento de ideias. Todos os participantes tiveram a oportunidade de questionar e falar da experiência das suas áreas”.