Presidentes do CFC e CRCs reúnem-se em Brasília

Reuniram-se na quinta-feira (18), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília-DF, os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade. Em pauta, diversos assuntos de interesse da classe contábil.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, destacou que a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) será uma das maiores já realizadas e que o evento contará com uma rica programação técnica e a presença de profissionais de renome nacional e internacional. "Tudo foi especialmente preparado para que possamos discutir os temas mais importantes que impactam no dia a dia do profissional", revelou.

Outro ponto abordado foi a escolha do estado que sediará a 21ª edição do evento, em 2020. Os presidentes dos Conselhos de Contabilidade do Amazonas, do Distrito Federal e de Santa Catarina lançaram suas candidaturas e apresentaram a infraestrutura das respectivas capitais. Diferentemente das edições anteriores, em que os congressistas, em votação direta, escolhiam a próxima sede do Congresso Brasileiro de Contabilidade, desta vez o CFC constituiu uma comissão especial para avaliar detalhadamente as reais condições das cidades candidatas para sediar um evento de crescente magnitude - Fortaleza, por exemplo, espera um público de quase 8 mil pessoas. A comissão é composta por quatro membros, entre os quais o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.

Parceria do IFEN e CFC garante certificado digital gratuito para profissionais contábeis

Durante a reunião, foi renovado o convênio entre o Conselho Federal de Contabilidade e o Instituto Fenacon (Ifen) que prevê a concessão gratuita de certificação digital (A3), por um ano, para os profissionais da contabilidade registrados, em situação regular, no Conselho Regional de Contabilidade.

O convênio engloba também a parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) que vai oferecer cursos e certificado digital com valor reduzido a todos os contadores e empresas contábeis. “Em breve será lançado o portal soucontador.com, que vai reunir produtos e serviços para qualificar e capacitar profissionais contábeis. No site será possível adquirir certificado digital, além dos cursos da UniFenacon e da FBC”, afirmou Valdir Pietrobon, presidente do IFEN.

Contabilidade no cinema

Ainda na quinta-feira, com sala de cinema lotada no shopping Pier 21, na capital federal, aconteceu a avant premiere do filme "Em Cena, os Valores da Contabilidade", primeiro projeto da Abracicon utilizando a linguagem da sétima arte, em parceria com a FCB e a Fenacon.

De acordo com a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a produção do filme, com duração de 40 minutos, tem por finalidade levar aos jovens de todo o Brasil e à população em geral os reais valores e as competências dos profissionais da Contabilidade nos dias de hoje. Nos próximos dias, cópias do filme serão distribuídas aos Conselhos Regionais de Contabilidades (CRCs) e sedes regionais da Abracicon para a realização de sessões no maior número possível de cidades.