Whatsapp Logo Quadrado

Presidente do CRCPR foi um dos 7 a apresentar-se no painel "Melhores Práticas na Gestão dos CRCs” no segundo dia da XXXIV CIC e XVIII CCRS

Fonte: Comunicação CRCRS

O painel "Melhores Práticas na Gestão dos CRCs” reuniu relatos de sete presidentes de Conselhos Regionais de Contabilidade neste segundo dia da XXXIV CIC e XVIII CCRS. Foi uma oportunidade de compartilhar experiências bem-sucedidas que permitiram às entidades virarem o jogo, otimizando seu desempenhos e transformando muito do que seria prejuízo decorrente da pandemia em resultados positivos. A moderação ficou a cargo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Daniel Fernandes..

CRCRJ - O presidente Samir Barbosa Ferreira Nehme conta que foi preciso enfrentar com coragem o desafio de inovar. O projeto para modernizar o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro foi baseado em duas premissas: atender aos profissionais da Contabilidade e livrar a sociedade do mau exercício da profissão. Para perseguir esses objetivos, foi estruturado um espaço coworking para os profissionais do interior que se deslocam até a capital; criado um aplicativo para acesso rápido a notícias, cursos, legislação de interesse da classe contábil, além de um balcão de estágios e empregos e área para atualização cadastral e emissão de boletos.  Na área da educação continuada, o isolamento social exigido pela pandemia foi enfrentado com a implementação de cursos em EAD, o que conferiu maior capilaridade e economia nos custos.

CRCRR - Do extremo norte do Brasil veio um exemplo surpreendente de superação. Nem a condição de menor dos regionais, com apenas 1.269 profissionais registrados, nem as dificuldades orçamentárias decorrentes de uma inadimplência em torno de 50% intimidaram a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima, Itajay Maria Soares. Por meio de uma ferramenta simples e gratuita como o WhatsApp, e contando com uma equipe de conselheiros e colaboradores muito motivados, reforçou a comunicação com os profissionais, aproximando-os do Conselho, o que acabou resultando na redução da inadimplência. Para 2022, o CRCRR tem como perspectiva de manter a sustentabilidade orçamentária conquistada em 2021.

CRCES - A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, Carla Cristina Tasso, apostou na tecnologia, na energia e na sustentabilidade. Um grande passo foi a implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica, que proporcionou uma economia da ordem de 90% nesse custo: o valor da conta declinou gradualmente de R$ 59 mil, em 2019, para R$ 6 mil, neste ano. Na seara da educação, parcerias com o Sebrae e com o Tribunal de Contas do Estado para capacitações sobre pequenas, médias e microempresas, bem como para cursos de extensão para contadores públicos, somaram-se à realização de eventos técnicos on-line e híbridos, de fácil acesso para todos os profissionais. Outra mudança importante da gestão foi a reforma da sede do Conselho, com uso de mão de obra de apenados, a custo zero. Essa medida significou, ainda o cumprimento de uma função social, por meio da ressocialização dos presos envolvidos na obra.

CRCSP - Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, José Donizete Valentina, humanizar a tecnologia é o maior dos desafios. Gestor do maior regional do País, que cobre 645 municípios e conta com 151 mil profissionais registrados, enfrentou a pandemia com a criação de uma central de produção de conteúdo on-line que já ultrapassou um milhão de acessos. Outro facilitador foi a criação das delegacias virtuais, que propiciam autoatendimento on-line, evitando deslocamentos desnecessários aos profissionais. Em 2020, criou um Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de contribuir para estimular o respeito pelas pessoas, independentemente de questões raciais, de gênero, orientação sexual, religião ou condição física. E, ainda, o CRCSP Cultural, um espaço para apresentação dos talentos artísticos dos profissionais registrado no regional.