Presidente do Observatório Social do Brasil visita o CRCPR

Gerson Macedo, Lucélia Lecheta, Ater Cristófoli, Roni Enara e Armando Lira.

Avaliando que os profissionais da contabilidade podem ter um papel decisivo na apresentação das contas públicas, além de ajudar a fiscalizar o que é feito com os recursos, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ater Cristófoli, acompanhado da diretora executiva Roni Enara, esteve conversando com a diretoria do CRCPR, no último dia 15, com o objetivo de ampliar o apoio da classe contábil às iniciativas do OSB no Paraná. Participaram da reunião a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta, o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR Armando Lira e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Nascido em Maringá, em 2006, com a finalidade de monitorar as licitações públicas e promover educação fiscal, o OS já conta com 28 unidades no estado e 60 no Brasil, formando a Rede de Controle Social, com metodologia padronizada e ações integradas. O objetivo geral é "conscientizar a comunidade sobre a importância dos tributos para a construção da verdadeira justiça social e dotá-la de instrumentos capazes de assegurar a vigilância social da aplicação dos recursos públicos". Entre as principais vitórias dos observatórios estão a redução de gastos de programas sociais e o combate à corrupção.

O apoio das instituições é fundamental para disseminar e dar sustentação à iniciativa, frisa Ater, empresário de Campo Mourão que se dedica à causa por puro idealismo. O OSB já conta com a adesão de inúmeras entidades, entre elas o Conselho Federal de Contabilidade, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Tribunal de Contas do Paraná, Sebrae, Sicoob, Instituto PROE, e agora também o CRCPR.

A classe contábil pode ajudar a ampliar o movimento no Paraná consolidando o modelo para ser levado a outros estados, insiste Cristófoli, planejando aumentar para 200, em sua gestão, o número de observatórios no país. A presidente do CRCPR Lucélia Lecheta lembrou que o OSB foi tema de um painel na última convenção dos contabilistas do Paraná e que os contabilistas já têm um programa de voluntariado que desenvolve ações nessa linha. Um evento do Observatório já deverá ser realizado nas dependências do CRCPR, nas próximas semanas.

A sede do Observatório Social do Brasil fica em Curitiba, na Rua Heitor Stockler de França, 356, Centro Cívico. Mais detalhes sobre a organização em www.observatoriosocialdobrasil.org.br