Presidente do CRCPR participa de reunião do sistema CFC-CRCs em Brasília

Acompanhada do diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, participou de reunião do sistema CFC-CRCs, dias 4 e 5 de junho, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. Durante os dois dias, o presidente do CFC, Martonio Alves Coelho, comandou extensa pauta que foi debatida pelos presidentes dos regionais e pelo conselho diretor do CFC, com destaque para os relatórios de gestão dos CRCs, seus objetivos estratégicos e demonstrações contábeis, nova identidade visual do sistema e um manual de redação para conferir um padrão de texto às produções dos conselhos. Paralelamente foram realizadas também reuniões específicas, como a da Câmara Técnica do CFC, da qual participou o conselheiro do CRCPR Alberto Barbosa.

Presidentes dos CRCs debatem questões ligadas à classe contábil

Ponto alto da agenda, dia 4, foi a palestra do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, convidado a falar sobre os desafios e avanços propostos no projeto de lei do Supersimples, que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas e universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional.

Afif disse estar esperançoso com a aprovação do Supersimples ainda neste mês. A matéria passou pela Câmara dos Deputados e, agora, será analisada no Senado Federal. Segundo ele, é preciso simplificar a burocracia que envolve os impostos e reforçar a capacidade de produção e venda das empresas. “Não existe política pública de sucesso se ela não melhorar a renda e a oferta de empregos. Precisamos ter os olhos voltados para essa imensa massa que fomenta parte significativa da nossa economia, afinal, são oito milhões de unidades de negócio em todo o País”, afirmou.

Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, e o presidente do CFC Martonio Alves Coelho.

O ministro também informou que, após 90 dias da aprovação da lei, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa realizará uma análise das tabelas do Simples Nacional :“No Brasil, a empresa não é incentivada a crescer. Nós precisamos rever isso, para que possamos incentivar o desenvolvimento das MPEs sem medo”, argumentou.

Ele destacou ainda sobre a necessidade de implantação do sistema eletrônico Redesim, a rede nacional para a simplificação do registro e da legislação de empresas e negócios. O objetivo é permitir a abertura, fechamento, alteração e legislação de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. O Redesim será testado, pela primeira vez, em julho, no Distrito Federal.

Bate-Bola Contábil

Dia 5, os presidentes dos CRCs puderam assistir a última edição do projeto Bate-Bola Contábil, cujo objetivo foi incentivar a correta prestação de contas de clubes de futebol. Idealizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Ministério do Esporte e com o apoio do CFC e CRCs, o projeto passou por 10 das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, entre elas Curitiba, dia 8 de maio.

O presidente do CFC, Martonio Coellho, apresentou o livro “Partidas Dobradas – Eleições 2014 – Contabilidade Necessária”, editado pelo CFC e a Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Está programada a realização de treinamento, no mês de julho, em Brasília, e em alguns estados, para formar multiplicadores para orientar os profissionais da contabilidade sobre a prestação de contas das eleições deste ano.

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação dos novos membros da Comissão Jovens Lideranças Contábeis aos presidentes dos CRCs. Coordenada pelo conselheiro do CFC Joaquim de Alencar Bezerra Filho, a comissão é composta pela presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, Tainar Ferreira; pela representante da Região Centro-Oeste, contadora Patrícia Castro; pela representante da Região Nordeste, estudante Jessica Oliveira; pela representante da Região Norte, estudante Lorena Alethia; pelo representante da Região Sudeste, Ricardo Pocetti; pela representante da Região Sul, Pricilla Propp.