Na segunda-feira (5), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, participou da reunião do Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) para representar o CRCPR e contribuir com as deliberações e decisões tomadas durante o encontro. A sessão teve como objetivo destacar diversos pontos relacionados à administração da autarquia, incluindo a apresentação dos relatórios contábil, financeiro, estatístico e de ouvidoria, além da discussão sobre o ajuste das taxas de serviços e a mudança para a nova sede da Jucepar.

Everson Breda Carlin (presidente do CRCPR) durante reunião realizada na Jucepar.

Durante a reunião, também foi destacado o novo recorde da Jucepar na abertura de empresas no Paraná, registrado no primeiro mês de 2024, com um tempo de apenas 9 horas e 50 minutos para o processo completo. Esse marco representa um avanço na eficiência dos serviços prestados pela Jucepar, que até dezembro registrava o recorde de 10 horas e 39 minutos, reafirmando o compromisso com a agilidade e a excelência na prestação de serviços aos empreendedores do estado.

Além disso, houve um debate sobre o reajuste das taxas de serviços, que ficou em 3,70%, alinhado com o IPCA (IBGE), visando garantir a manutenção dos investimentos da Junta. No relatório estatístico, destacou-se o aumento de 26,7% no número de empresas transferidas para o Paraná em comparação com 2022, totalizando 8.584 transferências de sede. Esse aumento foi atribuído à política de incentivos fiscais do Estado e à efetividade dos serviços da Jucepar. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, ressaltou a redução da burocracia e a eficiência nos serviços como fatores atrativos para empresários.

O relatório da Ouvidoria mostrou um tempo médio de resposta de menos de 1 dia, com alta taxa de satisfação dos demandantes. Quanto à mudança para a nova sede, prevista após a desocupação do prédio pela Fundação Sanepar, já estão em andamento as questões de licitações para mobiliário, parque de TI e outros equipamentos necessários.

Fonte: Jucepar

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.