Da esq. para dir.: Ricardo Barros (secretário de Estado), Marcos Rigoni (presidente da Jucepar) e Laudelino Jochem (presidente do CRCPR).
Laudelino Jochem (presidente do CRCPR) durante reunião realizada na Jucepar.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, participou da primeira reunião de 2023 do Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), realizada na última segunda-feira (20). O encontro teve como objetivo apresentar e aprovar os relatórios estatísticos, contábeis e financeiros relativos ao quarto trimestre de 2022.

A reunião, que estava marcada para janeiro, foi adiada devido à vinculação da Junta Comercial na nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, criada no início deste segundo mandato do governador Ratinho Junior (2023-2026). A mesa foi presidida pelo Secretário de Estado, Ricardo Barros, que atuou em sua primeira reunião como presidente do Conselho da Junta Comercial do Paraná nesta gestão e secretariado pelo Presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, que conduziu a apresentação dos temas da pauta.

“Tivemos um bom 2021, apesar das limitações do período, e um 2022 melhor ainda melhor. A Junta é uma referência a nível nacional, mas não podemos nos contentar, precisamos estar sempre melhorando”, frisou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

Com superávit, a Jucepar fechou o ano de 2022 com boas perspectivas. Entre os destaques, o tempo de abertura de empresas que ficou em 16h24 em dezembro, colocando o Paraná em quarto lugar no ranking brasileiro. O secretário Ricardo Barros parabenizou o empenho e destacou que novas conquistas serão buscadas. “Buscar instrumentalizar a Junta para um melhor trabalho de todos culmina na aprovação da empresa. Que a informatização seja mais ampla, para diminuir ainda mais o tempo de abertura”, citou.

Durante a reunião, foi abordada a construção ou aquisição de uma nova sede, assunto que está em andamento. Apenas o reajuste das taxas dos serviços ficou para ser apreciado na próxima reunião, prevista para abril. O Paraná já conta com uma das menores taxas dos serviços de registro de empresa atualmente e com uma decisão de revisão anual pelo INCP (IBGE).

RESUMO – A apresentação iniciou com o relatório de Aberturas e baixas de empresas – exercício de 2022; passou pelo ranking de Tempos de abertura de empresas; analisou a situação de servidores da Autarquia (entrada/saída); deu sequência com o status atual da Jucepar, a construção de uma nova sede e outros assuntos de interesse. Os relatórios foram apresentados por Cristiano do Nascimento, chefe de divisão de Administração e Finanças da Jucepar, e Idervan Caetano, coordenador de Tecnologia e Integração da Jucepar.

Fonte: Com informações da Jucepar

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.