No dia 22, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, ministrou palestra na XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O tema apresentado dentro da seção "Organizações Contábeis" do evento foi  "Ações Práticas de Gestão".

"As pessoas têm resistência às novas tecnologias e novos projetos. ​É preciso quebrar essa barreira", comentou o presidente Laudelino Jochem na palestra.

Jochem falou do cenário atual das empresas contábeis brasileiras e os desafios empresarias de se ter as melhores pessoas, processos e gestores. Deu dicas sobre sobre processos de gestão compartilhada, produtividade e posicionamento estratégico.

"Empresários contábeis fazem acontecer, assumem o controle e agarram oportunidades. Mas se não tivermos as melhores pessoas e os melhores processos, não seremos a melhor empresa", disse o presidente.

XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais

Neste ano, a Convenção realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) acontece em Belo Horizonte, entre os dias 21 e 23, com o lema “Protagonismo, sustentabilidade e transformação”. NA solenidade de abertura, realizada na noite de quarta-feira (21), o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, ocupou o palco ao lado do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e da presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira.  “É uma grande honra para todos nós, profissionais da contabilidade mineiros, vermos que o poder público está alinhado com a valorização da profissão contábil que tanto temos buscado. Esperamos que essa parceria entre o Conselho e o Governo de Minas frutifique cada vez mais, para que os contadores possam continuar subsidiando os gestores públicos com as melhores informações, contribuindo para uma gestão pública cada vez mais eficiente e transparente e gerando benefícios a todos nós, cidadão”, ressaltou a anfitriã.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, além de enfatizar as riquezas do estado, enalteceu o lema da Convenção, destacando que os profissionais da contabilidade devem ser protagonistas das temáticas atuais mais relevantes, como a incorporação das inovações tecnológicas e a agenda ESG, que engloba os valores ambientais, sociais e de governança. “É necessário absorver essa realidade em nossas empresas e disseminar essas pautas para os nossos clientes. Simultaneamente, não podemos nos esquecer de que, atualmente, não basta termos apenas o conhecimento técnico, sendo fundamental o investimento em soft skills, habilidades comportamentais que são tão exigidas no mercado.”, salientou.

Já o governador Romeu Zema falou da importância das Ciências Contábeis para o funcionamento da administração pública e também para a iniciativa privada e destacou algumas conquistas do seu Governo, como uma maior transparência, além da importância do evento e da qualificação profissional. “Um bom contador sempre vai ter o seu lugar, vai ser disputado. E aquele que não se qualifica tem dificuldade em conseguir uma colocação.”, finalizou

A partir da esquerda, Suely Maria Marques de Oliveira, presidente do CRCMG, Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Aécio Prado Dantas Jr., presidente do CFC, Maria Salete Barreto Leite, presidente do CRCSE, Otacílio dos Santos Nunes, presidente do CRCMS, e Laudelino Jochem, presidente do CRCPR.
A solenidade de abertura contou com cerca de 2.300 participantes.
O presidente Laudelino, em conversa com o governador de Minas Gerais e a presidente do CRCMG.

Além de palestras com profissionais renomados, o evento conta ainda ainda com feira de negócios e a entrega do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá - edição 2023, criado pelo CRCMG com o intuito de incentivar, estimular e disseminar a produção de pesquisas na área da Ciência Contábil nos âmbitos nacional e internacional, com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

Com informações do CRCMG

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.