5ª Convenção Alagoana de Contabilidade, com o tema "Protagonismo, Transformação, Tecnologia", aconteceu entre os dias 29 e 30 de novembro, em Maceió (AL). O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, foi palestrante na primeira manhã do evento e abordou o tema "A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil".

"O cenário contábil no Brasil foi fortemente impactado pela tecnologia e pela inovação. Em muitos casos, esse impacto chegou a estabelecer uma crise nos gestores das organizações deste segmento. A crise é típica de mercados em consolidação, como é o caso do mercado da contabilidade no Brasil. Ela pode representar uma oportunidade para acelerar os negócios, como também pode criar ameaças às empresas. Estudos recentes demonstram que cerca de 240 milhões de reais são desperdiçados por mês pelo uso inadequado de ferramentas no processo de gestão das empresas contábeis no Brasil", explicou Laudelino Jochem.

A abertura do evento aconteceu na manhã de quarta-feira (29), ao som da Filarmônica Emeriato Pereira Lima, de Campo Alegre (AL), composta por 30 crianças e adolescentes. Os jovens músicos são  formados pela Associação Musical dos Amigos de Campo Alegre (AMACA), entidade que há mais de cinco anos recebe recursos da destinação do Imposto de Renda Pessoa Física.

Na mesma solenidade, o CRCAL entregou um reconhecimento aos três municípios alagoanos com melhor desempenho no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, do Tesouro Nacional, que foram Japaratinga, Maceió e Arapiraca, respectivamente.

A 5ª Convenção Alagoana de Contabilidade contou com Feira de Negócios e apresentação de trabalhos acadêmicos, além de 11 palestras e mesas redondas, sobre diversos assuntos com: Pequenas e Médias Empresas, Reforma Tributária, Auditoria, Perícia, Governança Pública, Sustentabilidade e Inclusão, Tecnologia e Empreendedorismo. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com o patrocínio da Prefeitura de Maceió.

Confira a programação completa aqui!