A 28ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), maior evento contábil paulista, aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, em São Paulo. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, foi palestrante do primeiro painel do evento, no dia 17 de outubro, às 10h.

"O cenário contábil no Brasil foi fortemente impactado pela tecnologia e pela inovação. Em muitos casos, esse impacto chegou a estabelecer uma crise nos gestores das organizações deste segmento. A crise é típica de mercados em consolidação, como é o caso do mercado da contabilidade no Brasil. Ela pode representar uma oportunidade para acelerar os negócios, como também pode criar ameaças às empresas. Estudos recentes demonstram que cerca de 240 milhões de reais são desperdiçados por mês pelo uso inadequado de ferramentas no processo de gestão das empresas contábeis no Brasil", explicou Laudelino Jochem.

O painel, que abordou "A Tecnologia e seus Impactos no Cenário Contábil", contou também com os palestrantes Carlos Alberto Baptistão (presidente do Sescon-SP e Aescon-SP) e Marta Cristina Pelucio Grecco (sócia de organização contábil com foco em Contabilidade Internacional), e foi moderado pelo presidente do CRCSP, José Aparecido Maion.

Para os painelistas, até há pouco tempo as discussões eram sobre se a tecnologia e a robotização iriam causar a extinção da profissão contábil e, hoje, sabe-se que elas não são uma ameaça à área, mas sim aliadas poderosas, que não substituem o conhecimento humano e a interpretação das nuances financeiras e dados corporativos. Os palestrantes comentaram sobre como a tecnologia aprimora o trabalho dos contadores, trazendo mais produtividade e escalabilidade, o que permite empregar esforços e inteligência no que realmente importa, que é agregar valor genuíno ao cliente.

"É preciso abrir as mentes", disse Jochem. "As pessoas têm que estar alertas para a evolução", disse Baptistão. "Não tenham medo de tecnologia", opinou Marta Pelúcio.

Com 11 palestras e 26 painelistas e mediadores, o segundo dia da 28ª CONVECON trouxe painéis sobre tecnologia, governança, sustentabilidade e temas que já despontam como as tendências que farão parte do dia a dia dos profissionais da contabilidade no Brasil e no mundo.

A CONVECON acontece a cada dois anos e é realizada pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) e pelas entidades contábeis do Estado de São Paulo, com o apoio de entidades contábeis nacionais, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Confira a programação completa aqui!

Da esq. p/ dir: Carlos Alberto Baptistão, Marta Cristina Pelucio Grecco, José Aparecido Maion e Laudelino Jochem

Fonte: CRCSP

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.