Presidente do CRCPR ministra palestra em Portugal

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucelia Lecheta, participou como palestrante convidada do V Congresso da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro em Lisboa, Portugal, ao lado do vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra.

Da esq. para a dir.: Nelson Zafra, vice-presidente de Registro do CFC; Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR; e António Domingues Azevedo, presidente da OTOC.

Celebrando os 20 anos da OTOC, o congresso foi pautado por temas científicos, técnicos e gerenciais, como informação contábil, ética, desafios, formação acadêmica, entre outros.

A programação teve um momento específico para apresentações dos países de língua portuguesa, incluindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Em sua palestra, Lucelia Lecheta citou números de profissionais e de organizações contábeis registrados nos Conselho Regionais de Contabilidade do país e discorreu sobre dois dos grandes temas contábeis em evidência na atualidade: o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e as normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês). "Foi uma honra ter sido convidada para participar de um evento desse porte, no continente europeu, a convite da organização, e representando não só o CRCPR mas os contabilistas brasileiros", disse Lucelia.

Em seguida, falaram os representantes de Angola, Cabo Verde, Guine Bissau, Moçambique e São Thomé e Príncipe. Segundo Lucélia, todos apresentaram informações sobre números de registros locais e as novidades sobre a organização das entidades – ordens ou conselhos – em seus países.

O V Congresso também abordou a edição da Lei nº 139, publicada em 7 de setembro de 2015, que aprovou o Estatuto dos Contabilistas Certificados. A nova lei transforma a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas em Ordem dos Contabilistas Certificados.

Os trabalhos apresentados durante o V Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal estão disponíveis no link: http://congresso.otoc.pt/pt/noticias/disponiveis-trabalhos-das-sessoes-paralelas.