A convite da Associação Comercial do Paraná (ACP), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, foram recebidos na manhã dessa terça-feira (28/5), para apresentar às lideranças do setor do Comércio que compõem a entidade os programas que o CRCPR desenvolve para promover a valorização e o desenvolvimento da classe contábil.

Carlin falou sobre a evolução da profissão, sua importância para a boa gestão das empresas e de quaisquer tipos de instituições, os avanços tecnológicos e os desafios que a classe contábil e os empresários enfrentam diariamente no país. A seguir, apresentou os diversos programas da entidade nas áreas de Registro, Educação Profissional Continuada, ações para expandir a presença e atuação do Conselho no interior do estado e para fomentar o desenvolvimento dos diversos segmentos da profissão, por meio das atividades das comissões temáticas de trabalho.

“Procuramos estar presentes em todo o estado, incentivando, por meio dos diversos programas ofertados, que o profissional da contabilidade se mantenha sempre atualizado. Nosso objetivo trabalhar para que somente profissionais éticos e qualificados”, enfatizou Carlin.

A seguir, Melhem abordou temas específicos da área de fiscalização, mostrando as iniciativas que fazem com que a entidade se volte cada vez mais para uma atuação orientativa e preventiva.

“Desenvolvemos diversas iniciativas para promover a ética concorrencial, e para possibilitar que os profissionais e empresas contábeis desempenhem suas atividades em conformidade com as normas contábeis, com responsabilidade e transparência. Utilizamos as mais modernas ferramentas tecnológicas, como robôs e inteligência artificial, para identificar problemas na conduta de alguns profissionais. Sempre que um problema é identificado. Por outro lado, procuramos trabalhar com uma postura cada vez mais orientativa e preventiva do que punitiva”, disse o vice-presidente, ao apresentar programas como o Bate-Papo com a Fiscalização, o Fiscalizações em Debate e as lives de Abertura de Fiscalização.

O presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, destacou o quanto a parceria com os profissionais contábeis é importante para os empresários:

“Além de nos orientarem quanto às obrigações fiscais, tributárias e burocráticas que somos obrigados a cumprir, os contadores também nos fornecem orientações estratégicas que nos ajudam a ter mais embasamento na tomada de decisões”, destacou.

Participaram do encontro os seguintes empresários, integrantes da diretoria da ACP: Albanir Fracaro; Antoninho Caron; Daniel Cabral Filla; Domingos Murta Tarço Ramalho; Eliseu Prado; Elon César Isfer Garcia; Itamir Viola; João Edison Alves Camargo E Gomes; José Eduardo de Moraes Sarmento; Natalia Brotto; Newton Campos; Paulo Roberto Brunel Rodrigues; Paulo Sérgio Mercer Mourão; Ricardo Cansian; Rui Carlos Machado; e Yuris Tomsons.

Presidente do CRCPR Everson Breda Carlin discursando no café da manhã da ACP
Presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo com os integrantes da ACP